Eliziane Gama destaca indicação da economista Vilma da Conceição Pinto para a IFI

‘Uma mulher negra, intelectual, competente e que orgulha a todas as mulheres brasileiras’, afirma a senadora (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), destacou a aprovação pelo plenário, nesta quarta-feira (07), da indicação da economista Vilma da Conceição Pinto para ocupar o cargo de diretora da IFI (Instituição Fiscal Independente), na vaga anteriormente ocupada por Josué Alfredo Pellegrini. A economista é a primeira mulher negra a exercer um cargo de diretoria da IFI. 

“De forma muito especial e muito orgulhosa, como mulher da Região Nordestina brasileira, venho aqui trazer os meus cumprimentos a essa grande mulher, a doutora Vilma da Conceição Pinto, pela sua indicação para o IFI, uma mulher negra, intelectual, competente e que orgulha a todas as mulheres brasileiras”, afirma a senadora.

Eliziane Gama lembrou da ‘participação majoritária das mulheres nas universidades’, mas lamentou que a maiora absoluta recebe, em média, um percentual bem abaixo em relação ao mesmo salário dos homens.

“E o que nós temos aqui, com a doutora Vilma, é uma mulher que já sofre muito no que se refere, por exemplo, à igualdade salarial, e ainda uma mulher negra, que infelizmente é uma vítima ainda maior, considerando o acesso ao mercado de trabalho e, sobretudo, aos cargos de liderança. Vilma ultrapassa, rompe essas barreiras hoje, ao assumir, de forma muito proeminente e importante, a liderança do IFI”, pontuou a parlamentar.

Ela citou dados da  ONU mostrando que no Brasil  56 milhões de mulheres negras recebem, em média, 40% do salário de um homem branco. Segundo a senadora, apesar de representam 27% da população, a ocupação de mulheres negras em cargos de ‘alta liderança’ nas empresas é de apenas 1%.

“A doutora Vilma ultrapassa, rompe essas barreiras hoje, ao assumir, de forma muito proeminente e importante, a liderança do IFI”, disse Eliziane Gama, ao cumprimentar a economista pela indicação.

Antaq

A parlamentar do Cidadania também saudou a indicação da advogada Flávia Morais Takafashi para a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a primeira mulher brasileira a assumir cargo na diretoria da agência.

“Portanto, para nós, como mulheres, a gente fica assim cheia de orgulho, cheia de felicidade, por ter uma mulher protagonizando, liderando uma importante agência no nosso País”. disse Eliziane Gama.

Flávia Takafashi é presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos desde 2019. Formada em Direito, ela é servidora de carreira da agência desde 2010 também chefia o Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, no Ministério da Infraestrutura.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!