Aprovado parecer de Carmen Zanotto que assegura transferência de gestante em trabalho de parto em caso de falta de vaga

A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) o substitutivo apresentado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) ao Projeto de Lei 3311/2019, que assegura a transferência de gestantes com necessidade de atendimento de urgência ou em trabalho de parto em caso de falta de vagas em hospital ou maternidade.

“A aprovação dessa proposta dará tranquilidade às gestantes que precisam ter assegurado o direito de ter uma assistência médica segura no momento mais importante de suas vidas”, disse Zanotto ao defender a aprovação da proposta.

De acordo com o parecer, o traslado da gestante ou da parturiente será obrigatório tanto na rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) como nos planos de saúde.

A parlamentar reforça que a transferência imediata quando não existir vaga ou atendimento obstetrício adequado na unidade que foi procurada poderá prevenir diversas complicações da gestação e do parto, salvando vidas de mães e crianças.

A deputada Lauriete (PL- ES) é autora do projeto.

O texto insere a medida na Lei 9.656/98, que trata de planos privados de saúde, e na Lei 11.634/07, que já fixa o direito de a gestante atendida pelo SUS saber antecipadamente em que maternidade será realizado o parto.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!