Carmen Zanotto vota a favor da suspensão de metas de conveniados ao SUS

A proposta prorroga o prazo para 31 de dezembro de 2021

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) votou nesta terça-feira (22) a favor da aprovação do projeto que prorroga o prazo de suspensão do cumprimento de metas de qualidade e quantidade no oferecimento de serviços de saúde por conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto prevê a prorrogação da medida até 31 de dezembro de 2021.

Por ter sido modificada pelos deputados, a matéria retorna ao Senado.

No encaminhamento do voto da bancada, Zanotto ressaltou a importância do projeto para que os hospitais filantrópicos, Santas Casas, clínicas e demais prestadores de serviço continuem atendendo à população.

“A aprovação dessa matéria vai garantir a continuidade no repasse de recursos a essas instituições de saúde, que são fundamentais para a continuidade dos serviços nos municípios”, ressaltou.

A parlamentar é autora de lei que prorrogou até dezembro de 2020 o prazo para cumprimentos de metas de instituições conveniadas ao SUS.

Carmen Zanotto explicou que a forte demanda de atendimento provocada pela pandemia obrigou os prestadores de serviços a suspenderem consultas médicas de várias especialidades, procedimentos eletivos, exames complementares e outras ações de saúde. “A Covid-19 impediu o cumprimento das metas estabelecidas na lei”, acrescentou a deputada.

O texto aprovado prevê que o pagamento pelos serviços dos procedimentos financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) deve ser feito conforme produção aprovada pelos gestores estaduais, distrital e municipais de saúde, seguindo parâmetros estabelecidos antes da Lei 13.992/20.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!