Nota oficial – Cidadania se solidariza com Laurene Santos e defende imprensa livre contra ataque de Bolsonaro

Nota oficial

O Cidadania se solidariza com a jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região do Vale do Paraíba e Região, covardemente atacada nesta segunda-feira (21) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, simplesmente por fazer o seu trabalho: perguntar para informar.

Agressões de Bolsonaro à imprensa são uma constante e chama a atenção que seu alvo preferencial sejam mulheres. A pergunta era não só pertinente, mas fundamental em meio a uma pandemia: por que, em desrespeito à lei, o próprio presidente se recusa a usar máscaras?

Por que o faz, mesmo sabendo que, na falta das vacinas que ele deveria ter comprado, máscaras são um dos poucos instrumentos de combate à propagação do vírus da Covid, que já matou 500 mil brasileiros?

O destempero e o desequilíbrio diante de uma pergunta simples dizem muito sobre a sua responsabilidade nesse morticínio. Dizem muito também sobre o papel da imprensa livre numa democracia. Que o editorial do Jornal Nacional do último sábado continue a reverberar.

O povo não deve temer o governo. Nas democracias, o governo é que tem de temer o povo. Bolsonaro está com medo. E, acuado, reage como sabe: agride e ameaça. Mas, assim como a repórter da TV Vanguarda, Laurene Santos, as instituições democráticas não se deixarão intimidar.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!