Comissão aprova projeto de Carmen Zanotto que garante cirurgia plástica reparadora pelo SUS e planos de saúde

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (09), por unanimidade, o Projeto de Lei 9657/2018, de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que garante aos pacientes o direito à cirurgia plástica reparadora a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SU) e planos de saúde.

A iniciativa foi apresentada em parceria com os então deputados do DEM Laura Carneiro (RJ) e Luiz Henrique Mandetta (MS).

De acordo com a proposta, terão direito à cirurgia plástica reparadora os pacientes que foram submetidos a procedimentos terapêuticos que tenham provocado mutilação ou deformação de membro, segmento ou órgão.

Para Zanotto, o objetivo do projeto é dar oportunidade para que as pessoas possam retomar à normalidade, após passar por certos procedimentos que podem deixar marcas a vida toda.

“Lutamos para que todos tenham direito a abrandar as suas marcas, sejam elas físicas ou psicológicas, para seguir adiante. A saúde tem que ser entendida em seu sentido mais completo e tem como pressuposto o bem-estar das pessoas”, acrescentou Zanotto.

No substitutivo apresentado à proposta, o deputado Luiz Lima (PSL-RJ) destacou que a cirurgia plástica, com ou sem uso de dispositivos implantáveis, deve ser realizada, preferencialmente, no mesmo tempo cirúrgico do procedimento terapêutico que tenha provocado mutilação ou deformação do órgão.

De acordo com a medida, o SUS e os planos de saúde devem garantir cirurgia reparadora também às pessoas que possuam condição física que possa gerar incapacidade funcional ou alterações psicológicas.

Tramitação

Com tramitação conclusiva nas comissões, o projeto de lei precisa ser apreciado pela CFT e CCJ para ser encaminhado ao Senado Federal.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!