CPI da Pandemia: Alessandro Vieira pede convocação de Osmar Terra, defensor da ‘imunidade de rebanho’

Senador quer que o ex-ministro confirme suas falas e atos públicos na defesa da tese da contaminação da população para interromper a propagação da Covid-19 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) deve ser um dos próximos depoentes na CPI da Pandemia, a partir da aprovação de um requerimento apresentado pelo líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), nesta terça-feira (04). Terra é defensor da chamada ‘imunidade de rebanho’.

O parlamentar quer que Terra confirme, conforme depoimento à CPI do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, suas falas e atos públicos na defesa da ‘imunidade de rebanho’. A tese, apontada como criminosa, consiste no fato do poder público permitir o contágio generalizado da sociedade de determinada doença como forma de interromper sua propagação.

Ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, Terra é um dos maiores apoiadores dessa tese, inclusive no aconselhamento ao presidente da República. O deputado também é contra o isolamento social.

Essa suposta imunização coletiva pelo contágio não se daria pela vacinação em massa da população, único meio aceito pela ciência para lidar com a pandemia de Covid-19, por exemplo. A adoção da imunização de rebanho, ainda que de forma não oficial pelo governo,  pode ser responsável por parte dos mais de 400 mil mortos pelo novo coronavírus no País. (Assessoria do parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!