Senadores do Cidadania reagem ao ataque de Ernesto Araújo a Kátia Abreu

Ministro das Relações Exteriores deixou o cargo nesta segunda-feira (Foto: William Borgmann)

A bancada do Cidadania no Senado reagiu ao ataque do ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a senadora Kátia Abreu (PP-TO). O chanceler sugeriu em uma rede social, neste domingo (28), que  a parlamentar, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, estaria trabalhando por sua saída do ministério por ele não ter aceitado fazer “um gesto” em relação à China,  na disputa pela implantação da tecnologia 5G no Brasil.

“Demitir ou manter um ministro é obviamente prerrogativa exclusiva do Jair Bolsonaro, presidente da República, mas é oportuno registrar que a manutenção de um ministro incompetente, irresponsável e que trabalha contra os interesses nacionais é um grave erro e terá consequências”, alertou o líder do partido, senador Alessandro Vieira.

Ele e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) devem apresentar hoje (29) um pedido de impeachment de Araújo ao STF (Supremo Tribunal Federal), alegando que o ministro cometeu crime de responsabilidade ao dificultar, com sua atuação, a importação de vacinas para prevenir a Covid-19 no Brasil.

Polarização para dividir

“O governo vive de narrativas para polarizar e dividir a sociedade brasileira. As declarações do ministro Ernesto Araújo envolvendo a senadora Katia Abreu é uma ação contra o Senado e igualmente uma tentativa de jogar a sociedade contra o Parlamento”, afirma a senadora Eliziane Gama, líder do bloco parlamentar Senado Independente.

A situação do chanceler já era considerada insustentável após audiência no Senado na última quinta-feira (25) sobre sua atuação na aquisição de vacinas contra a Covid-19, e sua ofensiva na rede social para se manter no cargo também foi criticada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e elogiada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em seu perfil no Twitter.

“Elogios sinceros ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco por defender Kátia como se atingisse a instituição!!! O ‘chanceler’ de quinta categoria foi muito rasteiro! Ele sim cheira lobby!!!”, postou o parlamentar.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!