FAP promove webinário sobre o legado do Quilombo de Palmares nesta sexta-feira

Debate é o primeiro de uma série sobre cultura, política, economia, relações internacionais e ativismo com foco na população negra

O Coletivo de Igualdade Racial da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), braço de análise e formulação de políticas públicas do partido, promove nesta sexta-feira (5) o webinário “Histórico e legado do Quilombo dos Palmares no imaginário atual”. Os historiadores Ivan Alves Filho, autor de “Memorial dos Palmares”, e Zezito Araújo, autor de “Quilombo dos Palmares: negociações e conflitos”, serão os painelistas. Conduz o debate, que será transmitido a partir das 20h na página da FAP no Facebook, Jane Naves, que integra a diretoria.

Diretor-geral da FAP, Caetano Araújo sustenta que o tema é fundamental para a fundação, já que diz respeito a mais de 50% da população brasileira. “Nosso desafio é reverberar pesquisas atuais e demandas pertinentes e arrojadas, ou seja, nos esforçarmos por evidenciar as vanguardas dessa pauta no Brasil”, explica Sionei Leão, coordenador do coletivo de igualdade da fundação.

Segundo ele, o debate desta sexta-feira é só o primeiro de uma série de webinários que vai abranger cultura, política, economia, relações internacionais e ativismo com foco na população negra. Clique aqui para acessar a página da Fundação Astrojildo Pereira no Facebook e acompanhar a discussão.

Palmares

O Quilombo de Palmares, destruído em fevereiro de 1694 por uma milícia comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, se tornou referência para a luta contra o racismo no Brasil. O dia do assassinato do último líder, Zumbi dos Palmares, ocorrido em 20 de novembro de 1695, foi oficializado como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Palmares, que se organizou onde hoje é o Estado de Alagoas, também é reconhecido como um exemplo de organização social pelo tempo que durou e pela influência que teve na região. Foi considerado pela coroa portuguesa como uma ameaça ao regime escravista da época e, por essa razão, foi alvo de várias investidas com objetivo de destruí-lo.

Leia também

Júlia Giovanni assume Núcleo de Mulheres do Cidadania em Nova Lima-MG

Nova Lima-MG, testemunhou na noite de ontem, 09/05, um...

Caso Marielle nas mãos de Moraes pode ter efeito dominó

NAS ENTRELINHASTestemunhas e triangulação de sinais de celular, entre...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (10/05/2024) MANCHETES DA...

Federação Cidadania-PSDB apresenta projetos que criam auxílios emergenciais para RS

A bancada da Federação PSDB-Cidadania protocolou na última quarta-feira...

Solidariedade melhora avaliação de Lula no Sul

NAS ENTRELINHAS"A guerra de fake news nas redes sociais,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!