Cidadania vota a favor do projeto que concede autonomia ao Banco Central

O plenário da Câmara aprovou, na tarde desta quarta-feira (10), o projeto de lei complementar 19/19, que estabelece a autonomia do Banco Central. O Cidadania votou a favor da mudança da autoridade monetária.

A aprovação foi garantida no placar de 339 a favor 114 contra e apenas uma abstenção. O líder Alex Manente (SP) afirmou que a previsão de mandatos de quatro anos de duração para o presidente do BC, sem coincidência com o período de governo do presidente da República vai ser fundamental para a autonomia do Bacen.

Manente vê como fundamentais os frutos que dessa mudança, “principalmente pela independência que essa autonomia vai trazer”, destacou. “A autonomia dos bancos centrais é algo que ocorre nas principais nações do mundo”, argumentou.

“Garantir a independência passará a significar a certeza da independência no controle monetário e inflacionário”. Para Manente, é importante que os mandatos não sejam atrelados. “Esse não apenas um projeto de um governo que dê estabilidade desenvolvimento econômico, é uma política econômica que atrairá investimento”.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!