Paula Belmonte defende volta às aulas o mais rápido possível

Deputada diz que a paralisação aumenta ainda mais a lacuna entre o ensino público e o privado

A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF), membro da Comissão de Educação da Câmara, defendeu com veemência a volta às aulas o mais rápido possível para evitar danos maiores aos estudantes. A parlamentar alertou para o desnível já estabelecido entre o ensino público e o privado. “Esse gap está crescendo cada vez mais, ajudado pela interrupção das aulas no país”, argumentou.

Segundo a deputada, outra consequência desse desnível e da paralisação das aulas é a desolação para muitos jovens que acabam desistindo de estudar. Paula Belmonte afirmou que já existe um decréscimo de alunos procurando o ensino médio. “Temos que retomar as aulas e correr atrás do prejuízo, de não deixar a educação perdida”. A preocupação da parlamentar é com o futuro dos alunos.

“As escolas já não eram informatizadas e esse tempo todo fechadas vai ampliar o gap. As escolas particulares estão funcionando desde 26 de setembro. Isso faz uma enorme diferença, principalmente para os alunos do ensino médio”. Paula Belmonte criticou a postura dos professores, que não querem retomar as aulas.

“Por que o professor, que fala que está no grupo de risco, que é o fomentador da educação, da transformação, não quer voltar a dar aulas? Por que as escolas privadas voltaram e os professores não estão falando aquilo que os profissionais da rede pública dizem?”. Para a deputada, os professores parecem guiados por sindicato.

A parlamentar ressalvou que é a favor da valorização dos professores, da melhoria nas condições de trabalho e medidas que propiciem a atualização dos profissionais de educação.

Paula Belmonte disse que já ouviu que uma parte das escolas não voltam porque a realidade é difícil. “Eu quero saber quais escolas são essas que não têm condições de voltar. As condições da escola são melhores ou piores do que as casas onde vivem seus estudantes?

As crianças são fomentadoras da educação, ressalta a parlamentar. “Falam para o pai parar de fumar, dizem que é preciso lavar as mãos pra não ser infectado pelo coronavírus”. Segundo a deputada, os pais, que no início da pandemia não queriam de jeito nenhum levar as crianças para a escola agora não querem mais aula virtual e defendem a volta às escolas.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!