Jorge Kajuru pede ao STF impugnação da candidatura de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado

Senador aponta, em mandado de segurança, possíveis interferências do Executivo na disputa (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo blog do jornalista Lauro Jardim (veja aqui e abaixo).

De acordo com o blog, Kajuru ‘entrou com mandado de segurança no Supremo no qual pede respeito à proporcionalidade na eleição para o comando do Senado. Ou seja, a divisão de poder, para Kajuru, deve ocorrer de acordo com o tamanho das bancadas na Casa’.

Senador vai ao Supremo contra candidatura de Rodrigo Pacheco

Amanda Almeida – Blog Lauro Jardim/O Globo

Na tentativa de impugnar a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entrou com mandado de segurança no Supremo no qual pede respeito à proporcionalidade na eleição para o comando do Senado. Ou seja, a divisão de poder, para Kajuru, deve ocorrer de acordo com o tamanho das bancadas na Casa.

Por esse critério, a maior bancada teria o direito de indicar o presidente da Casa. No caso, é o MDB, com 15 senadores. Kajuru apoia a candidatura de Simone Tebet (MS).

No pedido, ele cita trecho do artigo 58 da Constituição, que diz: “Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa”.

Kajuru aponta, no mandado de segurança, possíveis interferências do Executivo na disputa no Senado.

“Para garantir a eleição do seu escolhido, o Chefe do Poder Executivo tem feito inúmeras intervenções e cooptações (como se referiu o Senador Tasso Jeiressati), o que inclui distribuição de cargos e liberação de emendas”, diz.

Pacheco é também o nome da maioria da oposição. PT e PDT declararam apoio a ele.

Embora apoie Tebet, Kajuru vai manter candidatura à Presidência do Senado. Ele quer garantir os 10 minutos de discurso concedidos aos postulantes.

Segundo o senador, integrantes do Muda Senado incentivam a estratégia por “ele ser o único que vai fazer críticas contundentes a Alcolumbre e Pacheco”. Depois de discursar, ele deve desistir da disputa.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!