Eliziane Gama defende novo adiamento do Enem

Senadora diz que Ministério da Educação parece não ter estratégia clara para evitar que estudantes fiquem por cinco horas em salas fechadas em meio à pandemia (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com a alta no número de casos do novo coronavírus nos últimos dias, a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), voltou a defender o adiamento da aplicação das provas impressas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) agendadas para este domingo (17) e o seguinte (24).

“Os números mostram aumento no número de casos de Covid-19. Não me parece que o Ministério da Educação tenha uma estratégia clara para evitar que 6 milhões de jovens fiquem por cinco horas em salas fechadas e ainda assim tenham garantida sua integridade, em meio a uma pandemia”, disse a senadora à Agência Senado.

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou o adiamento do exame do Enem previsto para o mês de novembro de 2020. Eliziane Gama argumentou na época que a manutenção do calendário aprofundaria a desigualdade educacional no País, prejudicando os estudantes da rede pública de ensino que ficaram sem aulas e acesso à internet para acompanhar o conteúdo das matérias por meio remoto durante a pandemia da Covid-19.

“A proposta é justa e garante a isonomia entre os alunos da rede pública e privada de ensino. O Enem é sim um instrumento importante para diminuir a desigualdade social no País”, disse a senadora, em maio, quando o Senado aprovou adiamento da prova.

Na última sexta-feira (07), a Defensoria Pública da União pediu à Justiça o adiamento das provas na última sexta (7), junto com a UNE (União Nacional dos Estudantes), a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

Acesso ao ensino superior

O Enem é hoje a principal porta de acesso ao ensino superior no país e, inicialmente, seria aplicado em novembro, mas teve a data alterada devido à pandemia. Com 5,78 milhões de candidatos confirmados, o exame terá sua versão digital realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (Com informações da Agência Senado)

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!