Rubens Bueno é recordista de propostas para fiscalizar irregularidades no Poder Executivo

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) é o parlamentar com o maior número de propostas que foram apresentadas na Câmara para fiscalização e controle de irregularidades nas instâncias da administração pública no Brasil.

De acordo com levantamento realizado pelo Setor de Informática da Câmara, o vice-presidente nacional do Cidadania é autor de 35 Propostas de Fiscalização e Controle (PFCs) das 1.000 iniciativas que foram apresentadas na Casa desde 1990.

Bueno apresentou a primeira proposta em 1991. As outras 34 foram para fiscalizar irregularidades durante a gestão do governo Dilma.

Para o deputado paranaense, as PFCs têm sido ao longo dos anos importante instrumento legislativo para que o Parlamento cumpra papel constitucional.

“Todas as nossas propostas têm como objetivo apurar, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, irregularidades em todas as instâncias do Poder Executivo, sobretudo denúncias de corrupção, desvio de recursos públicos e a falta de ação governamental”, afirmou o parlamentar.

Relação BNDES/JBS

É de autoria de Rubens a PFC 33/2011, que propõe que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em relação ao Grupo JBS. Em outra iniciativa (PFC 36/211), o deputado solicita que o órgão de controle investigue gestão dos contratos de obras realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e a Valec Engenharia, Construção e Ferrovias.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!