Carmen mantém expectativa de vacina para o Brasil no início de 2021

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) disse nesta quarta-feira (02) esperar que o Brasil possa ter já no início do próximo ano uma ou mais vacinas seguras para imunizar a população contra o novo coronavírus.

Para a relatora da comissão externa de combate à pandemia, as esperanças dos brasileiros são reforçadas com o anúncio de que o Reino Unido dará início, a partir da próxima semana, ao processo de vacinação. O imunizante será o da Pfizer, que obteve o registro da agência inglesa em tempo recorde.

“Com o avanço das pesquisas em menos de doze meses de pandemia, a nossa expectativa é de que possamos estar vacinando os brasileiros já no início do ano que vem. As nossas esperanças aumentam com a quantidade de testes clínicos que vêm sendo realizados no mundo”, reforçou Zanotto.

A declaração foi feita na reunião da comissão com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No encontro foram dirimidas as dúvidas em torno da dosagem da vacina de Oxford.

“Os esclarecimentos são importantes, até porque estamos muito animados com esta vacina, que é a que melhor se adapta a nossa estrutura de vacinação do SUS. Este imunizante permite que possamos estar em todos os municípios com mais facilidade. As salas de imunização brasileiras não permitem refrigeração abaixo de 80 graus centígrados para a conservação da vacina”, revelou Carmen.

Segundo Nízia Trindade, presidente da Fiocruz , a previsão é de que a Oxford/AstraZeneca seja “nacionalizada” no Brasil a partir do segundo semestre de 2021.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!