Coletivo do Lado de Cá aposta na Cultura na disputa pra Câmara de São Caetano do Sul

Erike Busoni Do Lado de Cá, 23007, candidato a vereador pelo coletivo do Cidadania em São Caetano do Sul (SP).

Vem de São Caetano do Sul, em São Paulo, mais um exemplo de candidatura coletiva pelo Cidadania para a Câmara de Vereadores: o Coletivo Do Lado de Cá, formado por cinco artistas da cidade paulista, que vêem a cultura como um instrumento sistêmico de mudança social. “O coletivo se juntou em abril de 2019 pra conversar, debater e propor ações e políticas públicas permanentes, projetos e programas para a economia criativa da cultura”, explica Erike Busoni, 44 anos, nome que aparecerá na urna em novembro, com o número 23007.

Ele é apresentador do programa Cultura 100 Frescura, da Vox TV, formado em artes cênicas e produção cultural e fundador do grupo de teatro Companhia da Matilde. Foi responsável pela formulação das leis do Conselho Municipal de Politica Cultural, do qual foi o primeiro presidente, do Fundo e do Plano Municipal de Cultura. “Para todos que sabem de nossa história com as atividades culturais em São Caetano, agora é hora de revolucionar a Cultura na cidade e sair da mesmice”, diz.

Propostas

Entre as propostas do coletivo, estão a redução para 2% do imposto sobre serviços (ISS) cobrado de produções culturais, como teatro, musica, dança, artes plásticas, audiovisual; revitalização e retirada das grades da pista de skate da cidade, estimulando a prática do mais novo esporte olímpicos; transformação dos centros esportivos em centros também recreativos e culturais; a criação do Dia Municipal da Cultura do Reggae e do Mês da Consciência Negra.

Outro dos integrantes do coletivo, Douglas Bunder lembra também propostas para a criação do Centro de Defesa e Convivência da Mulher, a criação de mais vagas para idosos em estacionamentos de hospitais públicos e a instalação de lombo-faixas em escolas e também nas unidades de saúde, numa demonstração de que a preocupação vai além das ações de cultura propriamente ditas.

“A Cultura é tudo. Mudamos o conceito do que a cultura precisa. Temos a clara convicção de que tudo é cultura, tudo esta envolvido em cultura. A segurança pública, o próprio comércio da cidade, que age de forma cultural, alimentação. Temos de encarar a cultura de forma diferente, ela é a base a partir da qual podemos modificar a forma de fazer política”, observa.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, elogia a iniciativa, que vai, segundo ele, na direção de renovar a política e reconhecer a Cultura como parte “do processo de produção econômica, uma grande indústria criativa”.

“Estamos vivendo um momento em que talvez muito mais importante do que a experiência seja a ousadia. E isso a juventude tem muito mais do que a velha geração. Uma nova geração, uma nova sabedoria, porque a nossa já não responde às questões do mundo de hoje. A atividade política é uma atividade nobre quando é exercida com o espírito público do bem comum”, aponta.

Os outros integrantes da bancada coletiva do Lado de Cá: Giovana Romanelli, professora de teatro, atriz e bailarina, fundadora do espaço cultural Espaço Vazio; Thiago Rosa, que atua há 18 anos na área de cultura, é empresário, ferramenteiro e capoeirista; e Talita Cabral, cantora, formada em licenciatura em Educação Musical, produtora e articuladora cultural.

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!