Em live com Roberto Freire, Professor Nado apresenta série de propostas para mudar São Leopoldo

Em live com o presidente nacional do Cidadania, o pré-candidato do partido a prefeito de São Leopoldo (RS), Professor Nado, apresentou as principais propostas, de um conjunto de 23 iniciativas, número da legenda, para mudar a realidade do município. A primeira delas é a realização de uma auditoria externa, com apoio da universidade e de especialistas, para “apresentar claramente o estado em que se encontra a cidade”. Além disso, facilitar a transparência e a participação popular e reduzir o número de comissionados.

“Qual o valor da dívida, como ela foi contraída e quem são os credores para equacioná-la. Inovação será também central. Assim como estamos fazendo lives agora, é preciso manter esse diálogo direto com a comunidade, inclusive dotando as associações de bairro com computador e internet para formular as nossas decisões. Ter ação macro micro cotidiana de escuta popular. E também reduzir à metade os cargos de confiança da cidade”, sustentou.

Conforme Nado, o município tem hoje cerca de 800 cargos e ele observou que, embora as funções gratificadas sejam justas para valorizar o servidor, é preciso reequacionar o quadro para modernizar a adminitração e atender à reivindicação dos moradores de São Leopoldo. Na Saúde, Nado defendeu quem um profissional da área comande a secretaria para aliar técnica e política, uma demanda que ele ouviu de médicos, anestesiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e outros.

Digitalização na Saúde

O pré-candidato também apontou a necessidade de certificar o Hospital Centenário para que passe a atuar como Hospital Escola, que seria peça central na digitalização do atendimento a partir da criação do Cartão Sãoleo, informatizando toda a area de Saúde da cidade. “Não é possível chegar num posto e simplesmente ser atendido novamente do zero. Também não é possível termos somente 10 leitos de UTI num município de mais de 200 mil habitantes”, sinalizou.

Ao citar números assustadores da Educação leopoldense, ele disse ser difícil falar em desenvolvimento sem investir para melhorar o resultado do IDEB e elevar o nível de escolaridade da população. “Tendo um bom plano de carreira, grandes professores e professoras, temos um IDEB de 4,3 nas séries finais. São Leopoldo tem 46% de seus cidadãos com ensino fundamental incompleto. Como falar em desenvolvimento?”, apontou.

Para colocar todas as crianças na educação infantil, a ideia é mobilizar as igrejas católicas, luteranas e evangélicas para utilizar eventuais espaços disponíveis com esse objetivo e buscar financiamento junto ao Banco Mundial para iniciar um processo de digitalização do ensino distribuindo um lap top para cada aluno da rede de ensino.

Nado também sustentou ser necessário rever a atuação da guarda municipal para reduzir os altos indices de violência e refazer o planejamento urbano da cidade e do meio ambiente, ouvindo o Interventura,  conjunto de arquitetas da Unisinos que se reuniu e está oferecendo uma proposta para a cidade, que, para ele, deve passar, ainda, pela adoção da coleta seletiva.

Deputada estadual pelo Cidadania, Anny Ortiz lembrou que projeto de sua autoria tramitando na Assembleia prevê, a exemplo das leis da Cultura e do Esporte, incentivos para que empresas patrocinem projetos que tratam de reciclagem. “Questão da reciclagem do lixo, de não ter separação de lixo, estamos falando de 2020, de oportunidade de renda. Pessoas poderiam estar trabalhando, tirando seu sustento, com muita dignidade”, apontou, ao prometer colaborar com a gestão.

Oposição ao atual prefeito

Presidente estadual do Cidadania-RS, Cesar Luís Baumgratz disse ser “municipalista de carteirinha” e ver na pré-candidatura de Nado a consistência necessária para mudar a realidade de São Leopoldo. Já o presidente da seção leopoldense do partido, Marcus Vinicius Ortácio, falou da preparação para as eleições, que dividiu a ação pelos 25 bairros da cidade e conseguiu filiar 1.300 pessoas na busca por um projeto o mais amplo possível de oposição ao atual prefeito.

Finalizando o encontro, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse ver em Nado, Any, Baumgratz e outros pré-candidatos do partido a vereador quadros que têm condição de pensar o Brasil a partir de sua dimensão local e, dali, pensar o lugar das pessoas numa perspectiva de um mundo globalizado.

“Quadros que tem condição de pensar o Brasil, pensar o local, mas ter a dimensão do mundo globalizado. São quadros politicos que dão dimensão nacional ao Cidadania. O papel de Nado vai além de ser o prefeito, sendo eleito, como esperamos:  vai nos ajudar a pensar o Brasil numa visão mais ampla, pra superar essa profunda desigualdade que ainda existe, com a tarefa de traçar um amanhã melhor para todos. A esperança tá junto de nós no Cidadania”, defendeu.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!