Movimentos sociais são uma nova forma de representação política, defende Freire

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, falou sobre a importância dos movimentos sociais durante live com o pré-candidato a vereador pelo município de Ananindeua (PA) Neto D’Ippolito nesta quarta-feira (16). 

“Num momento em que a sociedade muda, mudam as suas instituições. Está mudando a própria democracia representativa. Hoje estamos vivendo plenários virtuais. São várias representações políticas que não mais se canalizam através dos partidos. Então precisamos construir uma nova formação e o Cidadania é um experimento disso. Começamos a entender que esses movimentos sociais são uma nova forma das pessoas se comunicarem, se representarem e fazerem política”, sustentou. 

Durante o debate, D‘Ippolito comentou a dificuldade de alguns partidos compreenderem e aceitarem os movimentos sociais. Como resposta, Freire disse que esses movimentos são embriões de um futuro de representação política mais plural e mais livre. 

“A maioria não está compreendendo esses movimentos sociais. A vida está demonstrando que os partidos já não respondem como representação política dessa nova sociedade que surge. Nosso partido é democrático. Você tem que tentar se adaptar a esse tempo e o Cidadania busca ser isso. Mas continuo pensando que precisamos construir um mundo de maior igualdade, fraternidade e solidariedade, mais humano”, ponderou.

Para D’Ippolito, o que o motivou a se filiar ao Cidadania foi justamente essa atenção e esse protagonismo que o partido dá aos jovens.

“O Cidadania é muito aberto ao diálogo. Quando entendo que um partido está disposto a dialogar com as mais diferentes vertentes da sociedade, entendo que esse é o caminho da democracia. O Cidadania se preocupa em qualificar a juventude”, avaliou.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!