Janelas pela democracia: partidos de oposição convocam novo ato para dia 18 de junho

PDT, PSB, REDE, PV e Cidadania se reuniram nesta manhã (2/6) para debater estratégias de resistência às ameaças autoritárias presentes no atual cenário político nacional.

Os partidos decidiram realizar um novo evento do movimento Janelas pela democracia – Impeachment Já, no próximo dia 18/6, a partir das 18h30min.

Na avaliação de cenário, os partidos saudaram o lançamento dos manifestos Estamos #Juntos, que reúne artistas, acadêmicos e lideranças políticas, em defesa da vida, da liberdade e da democracia, e Basta, que mobiliza mais de 600 juristas, de diferentes orientações ideológicas, em defesa da democracia e do Estado de Direito.

A organização da sociedade civil, para fazer frente aos arroubos autoritários do atual mandatário do país, é de suma importância, razão pela qual os partidos signatários dessa nota convidam os apoiadores dos manifestos Estamos #Juntos e Basta a se somarem ao movimento Janelas pela democracia.

Neste momento, ressalte-se, é absolutamente essencial juntar forças e esforços, ampliar as alianças, superar conflitos porventura existentes em cada trajetória política particular, porque não haverá mérito ou vitória, se não for a da bandeira que une a todos os democratas do país, ou seja, a superação da ameaça autoritária que paira indistintamente sobre todos nós.

Ainda quanto a manifestações da sociedade civil, saudamos o verdadeiro levante das torcidas organizadas de clubes de futebol havido neste domingo (31/5), não obstante o fato de que ocorreu na ocasião um relaxamento do distanciamento social, que todos nós defendemos como medida sanitária de absoluta importância no combate à Covid-19.

É necessário destacar, nesta oportunidade em que a sociedade civil se põe em campo para assegurar a normalidade democrática e o Estado de Direito, que não se admite em hipótese alguma o desrespeito a quaisquer dos símbolos nacionais.

Condenamos, portanto, ação que levou alguns manifestantes a queimarem a bandeira nacional, em ato antirracista ocorrido nesta segunda-feira (1), em Curitiba (PR). Nunca é demais lembrar que esse tipo de comportamento interessa sobremaneira às narrativas da extrema-direita, em sua guerra sem tréguas contra os verdadeiros democratas – o que sempre permite supor a infiltração de seus quadros, em manifestações pacíficas e ordeiras.

Como último registro, observamos que a vigorosa reação da sociedade civil às investidas antidemocráticas nos estimula a fazer do próximo evento do Janelas pela democracia mais um elemento da trajetória que nos levará à vitória sobre o retrocesso.

Assinam:

Presidentes:

Partido Democrático Trabalhista – PDT

Partido Socialista Brasileiro – PSB

REDE Sustentabilidade

Partido Verde

Cidadania

Lideranças

Partido Democrático Trabalhista – PDT

Partido Socialista Brasileiro – PSB

REDE Sustentabilidade

Partido Verde

Liderança da minoria

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!