Cidadania-SE prepara plataforma de fiscalização dos recursos para o combate à Covid-19

O Cidadania Sergipe deve lançar na sexta-feira (8) uma plataforma de acompanhamento dos recursos que serão aplicados no combate à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa contempla a preocupação dos sergipanos com a transparência na destinação de um montante que gira em torno de R$ 1 bilhão.

De acordo com o senador Alessandro Vieira, o objetivo é criar um espaço em que seja possível encontrar informações com facilidade sobre os recursos federais para combate à Covid-19 repassados para o governo estadual e para os municípios sergipanos.

“Nessa plataforma vamos oferecer informações didáticas para que qualquer pessoa possa fiscalizar o uso do recurso público, assim como receberemos denúncias de abusos e irregularidades na utilização”, pontua.

Como parte do auxílio financeiro a estados e municípios previsto no Projeto de Lei Complementar 149/19, aprovado no Senado neste sábado, Sergipe deve receber cerca de R$ 1 bilhão. A proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e sancionada pelo Palácio do Planalto. “É fundamental definir mecanismos de maior transparência e controle”, observa Alessandro.

Segundo o senador, é preciso “dar publicidade ao planejamento de como esses recursos serão aplicados, porque nós já sabemos e presenciamos escândalos ligados a desvios e desperdício”. “Vamos cobrar e fiscalizar para que isso não ocorra em nosso estado”, completa Alessandro.

Uma reunião virtual realizada hoje discutiu detalhes da plataforma. Participaram, além do senador, os deputados Georgeo Passos, Samuel Carvalho e Kitty Lima, a pré-candidata a prefeita de Aracaju, delegada Danielle Garcia, que é especialista no combate a desvios, e outros integrantes do partido.

Com informações da assessoria

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!