Marcelo Calero propõe suspensão do pagamento do Fies, durante crise do Coronavírus

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) apresentou um projeto de lei que suspende o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), “enquanto perdurar a paralisação de atividades letivas decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”. De acordo com a proposta, os estudantes beneficiados pelo programa ficam desobrigados de pagar as mensalidades e saldos devedores, decorrentes do financiamento.

Na matéria, que altera a Lei nº 10.260, o deputado argumenta que a suspensão dos pagamentos se justifica pela suspensão das atividades letivas. Entre os pagamentos previstos está “a amortização do saldo devedor por parte dos estudantes beneficiários, às parcelas decorrentes de renegociações de valores devidos junto ao Fies e as parcelas e contribuições de responsabilidade das mantenedoras das IES para a manutenção de seu vínculo ao Fies e não inclusão dessas partes como inadimplentes ou descumpridoras de obrigações junto ao Fies”.

Na visão de Calero, que é membro da comissão da Câmara dos Deputados que acompanha as ações do governo relacionadas a Coronavírus, “a suspensão temporária é fundamental para que os estudantes e as IES tenham o devido tempo e meios de não se desorganizarem financeiramente”.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!