Juventude 23 cria formulários para otimizar informações e auxilio a pré-candidatos jovens do Cidadania

A Juventude 23 do Cidadania publicou nota com uma série de orientações para os jovens que pretendem disputar mandato eleitoral pelo partido em outubro. A partir de reunião realizada de forma virtual no dia 9 de abril, foram estabelecidas prioridades como a criação de formulários para definir o panorama nacional de candidaturas e assim estabelecer uma estratégia de ação para contribuir, da melhor forma possível, com os pretensos candidatos.

O documento lembra as dificuldades enfrentadas pelo mundo devido à pandemia da Covid-19 e reforça que a campanha, em razão da doença, deverá ser estabelecida, fundamentalmente, por meio virtual em todo o País. Para a J23, conhecer os candidatos e as suas circunstâncias é o primeiro passo para uma estratégia eleitoral exitosa.

São três formulários, sendo um de contatos e dados dos responsáveis pelas coordenações políticas, de mulheres e de comunicação, entre outros, da J23 nos estados; outro para os pré-candidatos preencherem suas informações pessoais e de contato; e um terceiro para as coordenações de redes sociais, fundamentais para o formato de campanha que se desenha para este ano.

Confira o documento abaixo e os links para o preenchimento dos dados.

Links:

Coordenação Política Estadual: CLIQUE AQUI

Pré-Candidato(a)s da Juventude 23: CLIQUE AQUI

Coordenador das Redes Sociais Cidadania 23: CLIQUE AQUI

A Importância das candidaturas jovens na política e os movimentos cívicos

Em 2020 teremos um marco histórico na renovação dos quadros políticos brasileiros. O cenário de 2018 e as pré-candidaturas já anunciadas, que em sua avassaladora maioria é formada por candidaturas jovens, vão causar uma renovação arrebatadora e inédita em âmbito municipal.

No Cidadania23 não será diferente. Entendendo a importância da renovação dos quadros, o nosso presidente Nacional Roberto Freire, junto a direção Nacional do partido, convidou a sociedade civil organizada, representada pelos movimentos cívicos como: Acredito, Agora!, Livres, Renova-BR e Politize! a integrarem os quadros da legenda, contribuindo e sendo seres ativos na nova “cara” da política, somando na construção dos novos alinhamentos internos do partido.

Juntos, formulamos um programa, posicionamento e estatuto que se alinham com o que acreditam os movimentos. Um bom exemplo é a descentralização de poder para evitar exercícios com duração maior que 1 (um) ano para o mesmo cargo. outro ponto importante é a reforma política, que tem o Cidadania como o primeiro partido a apresentar uma proposta ao Congresso Nacional. No segundo exemplo, inclusive, propusemos a adoção do voto distrital, voto facultativo e a permissão de candidaturas avulsas.

Cumprindo com seu compromisso com os ‘movimentos’ foi formulado um decreto de garantia de candidatura para jovens filiados ao Cidadania e para membro dos movimentos cívicos, assim como, alunos do programa de formação política “Jornada da Cidadania”, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e outros.

Em Janeiro de 2020, através da FAP, o partido promoveu o IV Encontro de Jovens, que promoveu dias de intensa formação política, com diversas atividades lúdicas e artístico culturais. Atividades sempre acompanhadas de professores de altíssimo nível abordando os mais variados temas. Também tivemos muita diversão e contato com jovens de todas as regiões do País. Em fevereiro de 2020, a Fundação lançou uma plataforma própria de formação político cidadã chamada “Jornada da Cidadania”, que conta com conteúdos semanais e exclusivos com acesso aberto a filiados e não filiados, com monitoria para os alunos, fórum de discussões e provas para o acompanhamento da evolução do desenvolvimento de cada participante.

O partido se preocupa com suas candidaturas e com o seguimento da Juventude não é diferente. Preocupados com isso, nós realizamos uma reunião dos coordenadores estaduais da J23 no dia 09/04/2020 com pauta específica para as candidaturas jovens. Nessa reunião elencamos algumas prioridades, uma delas foi criar alguns formulários de informações, e para que a ajuda chegue, precisamos atualizar constantemente nossas informações, por isso, como o combinado, precisamos que nosso coordenadores estaduais em exercício no ano de 2020 preencham o formulário que criamos (CLIQUE AQUI).

Os Coordenadores Políticos Estaduais, sabendo que terão a responsabilidade em gerir e apoiar as candidaturas jovens de seu estado (assim como captar os dados de cada candidato(a) e garantir que se estabeleça uma ponte sólida e eficaz com as demandas municipais), criamos um segundo formulário para os pré- candidatos(as) jovens (CLIQUE AQUI) que serão nosso maior foco esse ano.

Tendo em vista o cenário adverso em todo o mundo com a pandemia do Covid-19, acreditamos que as campanhas eleitorais se darão por meios virtuais e, por isso, é muito importante que trabalhemos em rede para atender as necessidades dos cidadãos em geral. Por esse motivo, um terceiro e último formulário (CLIQUE AQUI) fará o levantamento dos(as) responsáveis pelas redes sociais, nossa maior ferramenta no momento.

Trabalharemos bastante para obter de fato a renovação política e um maior espaço para todos, sempre levando a denominada boa política, que está sempre fundamentada em evidências e validadas em dados. A Juventude é o fôlego novo de qualquer organização. De forma democrática e pensando no bem coletivo, deixemos de lado posições pessoais, ou ideologismo unilateral.

Esperamos que em todo o Brasil tenhamos novos vereadores e prefeitos(a), pois a frase popular que diz ‘o Jovem é o futuro’, já não faz mais sentido, pois somos o presente.

Estados presentes e seus representantes na reunião da J23 09/04/2020:

Kennedy Vasconcelos Jr – MG
Thiago Diniz – PB
Estrela Cristina – PA
Laura Souza – SE
Jonathan Anfilofev – MT
Frederico Monteiro – RJ
Helia Rodrigues – AL
Francisco Layon – PE
Ítalo Barbosa – RO
Samuca – PR
Neto Egito – MA
Bruno Rodrigues – AM
João Flávio -SC

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!