Hector destaca campanha de filiação e não descarta disputa pela prefeitura de Arapiraca

O Cidadania realizará, no dia 30 de janeiro, grande campanha de filiação na cidade alagoana de Arapiraca com a presença do presidente nacional do partido, Roberto Freire, e estadual, Régis Cavalcante. Na ocasião, o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Hector Martins, ingressará na legenda.

O advogado é uma das principais apostas da cidade como pré-candidato à prefeitura do município. Ao ser questionado sobre a sua pretensão em concorrer o executivo municipal, Hector Martins destacou que a sua participação na disputa eleitoral será consequência de tratativas e de sua entrada no Cidadania.

“Entrei no partido no dia 30 de janeiro. Desde então, iniciamos as tratativas com conversas profundas e ouvindo a sociedade de forma geral. Serei mais um soldado do partido. Entrarei com o objetivo de ouvir e colaborar. Construir junto. Se serei pré-candidato e acontecerá lá na frente ocorrerá como desdobramento e consequência desse momento inicial. De qualquer forma, tudo isso precisa ser avaliado e amadurecido”, adiantou.

Campanha de Filiação

Hector Martins afirmou que a campanha de filiação servirá para apresentar à sociedade de Arapiraca a “grandiosidade do partido”. Para ele, o ato será uma forma de atrair as pessoas à participarem do projeto do Cidadania formulado para o País.

“Estamos aqui fazendo uma análise de aglomeração. Na verdade precisamos mostrar para toda população a grandiosidade do partido. É uma forma de mostrar quem é o partido aqui na cidade e da mesma forma pedir a colaboração de toda a sociedade na idealização de um projeto. Trazer a sociedade para dentro do partido. Obviamente, o partido sozinho não vai conseguir revolucionar a cidade. Precisamos dessa participação popular para que ela possa dizer, de fato, quais são os problemas que precisam ser resolvido. Dai sim buscarmos as soluções para as melhorias da cidade”, disse.

Problemas e soluções

Com uma população estimada em 231.747 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2019, Arapiraca é a segunda maior cidade do estado e possui uma significativa importância econômica em Alagoas. O município, que já foi considerado a capital do fumo do País, registro um PIB, em 2016, superior a quatro bilhões de reais.

A cidade, que tem no comércio o seu ponto forte, também se destaca na agricultura o que lhe dá a condição de polo econômico. Para se ter uma ideia, a produção de plantio irrigado de hortaliças abastece o mercado alagoano e demais cinco estados nordestinos. Além disso, possui diversas empresas e com o desenvolvimento do comércio atacadista passou a ser um grande distribuidor do Agreste, Sertão e demais regiões.

Contudo, apesar de seu grande potencial, Arapiraca enfrenta sérios problemas e desafios. Segundo Hector Martins, a cidade enfrenta problemas de toda como aumento do desemprego, saúde pública deficitária e baixos indicadores na educação.

“Temos vários gargalos em Arapiraca. Nos últimos anos tivemos um aumento no desemprego e para isso é preciso trazer indústrias e fomentar o comércio. Temos aqui uma saúde caótica e problemática. A população sofre com a falta de medicamentos. Do ponto d vista da educação estamos muito abaixo dos indicadores. Ainda sofremos muito com a falta de estrutura e a precarização e qualificação dos nossos professores apesar dos esforços desses profissionais. Sem falar nas redes de esgoto que são muito deficientes”, avaliou.

Para ele, a próxima gestão precisará compreender a dinâmica do poder público e valorizar os seis funcionários que, de acordo com o advogado, já está há quatro meses sem receber seus salários.

“É preciso ter zelo com o dinheiro público e saber como aplicar esses recursos. Ter habilidade em fazer muito com pouco. Abraçar o funcionário público para que faça parte dessa construção. Trazer a sociedade para dentro do ambiente público por meio de seus conselhos. Conseguido isso, Arapiraca terá outra cara”, afirmou.

Perfil

Hector Martins é presidente reeleito da OAB de Arapiraca pelos triênios 2016/2018 e 2019 e 2021. Exerceu o cargo público de subprocurador do município e é advogado militante e sócio empresário do HSCV Banca de Advogados. Além disso, é professo universitário e de preparatórios para concursos. Já lecionou na Faculdade Raimundo Marinho (FRM) e no Centro de Ensino Superior Arkanjo Mikael (CESAMA), bem como na rede Maceió Cursos – Preparatório para Concurso. Atualmente é professor da cadeira de Direito Penal do CESMAC do Agreste. Foi membro da Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas da OAB na seccional de Alagoas entre 2013 e 2015. Possui pós-graduação em direito do estado e ciências penais. Possui também habilitação em mediação e arbitragem pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial e é especialista em compliance.

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!