A pedido de Carmen Zanotto, Câmara promoverá seminário sobre anomalias craniofaciais

As Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoverão nesta quarta-feira (02) seminário para debater a formulação de política nacional de reabilitação das anomalias craniofaciais e a situação das pessoas com fissura labiopalatina e fenda palatina. O evento será realizado, às 15h, no Plenário 13, do Anexo 2 da Câmara A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) é autora do requerimento.

As lesões ou fissuras labiopalatais são malformações congênitas caracterizadas por aberturas ou descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato, de localização e extensão variáveis. Além dos aspectos estético, funcional e emocional, a malformação deforma o semblante do paciente e acarreta dificuldades para sucção, deglutição, mastigação, respiração, fonação e audição.

“Este seminário é de suma importância para que possamos colher sugestões dos especialistas para avançarmos na formulação de uma política nacional que beneficie o cenário dos nascidos com malformação congênita neste país”, argumentou Carmen Zanotto.

O Ministério da Saúde estima que a incidência no Brasil é de um fissurado para cada 650 nascimentos.“A tendência cresce quando há predisposição hereditária. Acredita-se também que que a conjugação de fatores ambientais possa precipitar o aparecimento da anomalia”, acrescentou Carmen, que preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Convidados

Representante do Ministério da Saúde; Rodrigo Cesar Faleiro de Lacerda- Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Thyago Cezar – Presidente da Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka – Pós Doutorado Children’s Health Care of Atlanta Pediatric Hospital – CHOA, Estados Unidos. Professora Doutora na Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/ USP & Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; Representante do Laboratório de Epidemiologia de Malformações Congênitas do Instituto Oswaldo Cruz; Paulo Mayon, Conselheiro da Operação Sorriso; Luíza Pannunzio, Diretora e Fundadora da Organização Civil: As Fissuradas; e Fabiana Navarro, advogada.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!