Cidadania lamenta morte do ex-deputado federal Ivan Paixão

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, divulgou nota de pesar (veja abaixo) pela morte do ex-deputado federal Ivan Paixão, 67 anos, neste sábado (1º), em Salvador. Ele foi filiado ao PPS, antecessor do Cidadania, e representou Sergipe na Câmara dos Deputados por dois mandatos, entre 1999 e 2007.

Uma grande perda

Morreu, nesta madrugada, aos 67 anos, o médico e ex-deputado federal sergipano Ivan Paixão, que passava por problemas sérios de saúde, estava internado há alguns dias, no Hospital São Raphael, na cidade de Salvador-BA e não resistiu à violência da sua grave enfermidade. Ele foi filiado ao nosso Partido e representou Sergipe no parlamento federal entre os anos de 1999 e 2007.

Como profissional da área da Saúde e como militante político, deixou uma marca em quem lhe conheceu pessoalmente e até mesmo em quem apenas conheceu seu nome e sua trajetória. Seu velório acontece neste sábado, a partir das 14h, no Cemitério Colina da Saudade, mesmo local onde será sepultado, às 17h, na cidade de Aracaju.

Formado em Medicina, pela Universidade Federal de Sergipe (1972-1977), fez pós-graduação em Cirurgia Gastroenterológica, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro (1990), onde se especializara em Cirurgia do Aparelho Digestivo (1978) em Cirurgia-Geral (1982), em Cirurgia Gastrointestinal e Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas (1985), o que também ocorreu, em 1983, no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, e em vários outros centros de especialização da Medicina, em todo o País.

Cidadão atento e compromissado, foi vice-presidente (1974), e, em seguida, presidente (1976) da Federação dos Estudantes de Sergipe; foi também presidente da Federação Sergipana de Voleibol (1984-1987), membro do Coletivo Brasileiro de Cirurgiões, com sede no Rio de Janeiro (1986); presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (1995-1998), dentre outras atividades.

Suas atividades profissionais, como médico, se iniciaram no Estágio em Cirurgia-Geral (1977), e Residência Médica em Cirurgia-Geral (1978-1979), no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre-RS; tendo sequência como Médico Desportista na Subsecretaria de Esporte e Lazer de Sergipe e como Cirurgião Plantonista do Pronto-Socorro do Hospital de Cirurgia, de Aracaju (1980-1984); além de, entre outras, Estágio de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho, no SESI de São Paulo (1984), Cirurgião-Geral da Fundação Hospitalar de Sergipe, Cirurgião Plantonista, Médico-Chefe do Hospital Estadual Governador João Alves Filho em Aracaju; Médico do Trabalho, no TENENGE, em Aracaju (1990); Médico Perito da CEF, em Aracaju (1992-1993); Superintendente da LBA, em Aracaju (1993-1994).

Foi Secretário de Saúde de Sergipe (1995-1998), elegeu-se deputado federal, no pleito de 1998, tendo se licenciado do mandato para exercer o cargo de Secretário de Educação e do Desporto e Lazer de Sergipe (1999-2000).

Foi presidente do Diretório Estadual do PPS, nesse período, e membro do Diretório Nacional, vice-líder da bancada do PPS e do Bloco PDT/PPS na Câmara Federal, tendo destacada atuação em reuniões plenárias dela, assim como titular nas Comissões de Desenvolvimento Urbano; Direitos Humanos; Educação, Cultura e Desporto; e em Comissões Especiais como as do Código Civil; da Aposentadoria dos Magistrados; dos Direitos Sociais; da Política Nacional de Saneamento; do Estatuto da Igualdade Racial; e dos Agentes Comunitários da Saúde, e de tantas outras.

Fraternos pêsames à sua querida companheira e aos seus três amados filhos.

Brasília, 1º de junho de 2019

Roberto Freire
Presidente nacional do Cidadania

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!