Daniel Coelho: Governo trilha caminho do atraso com cortes na educação

O deputado federal Daniel Coelho (PE), líder do Cidadania na Câmara, disse nesta terça-feira (07) que o governo trilha o caminho do atraso se mantiver a decisão de cortar 30% no orçamento das universidades públicas e institutos federais.

“É extremamente preocupante a maneira grosseira e sem nenhum planejamento que o presidente e o governo estão tratando o tema da educação”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que é preciso buscar, de forma criativa, recursos para a melhoria da qualidade de vida através da educação.

“Não podemos ir para esse movimento simplista para cortar nas universidades para puni-las porque ali não há maioria de apoio ao governo”, disse.

Daniel Coelho ressaltou que nem todos no mundo acadêmico comungam das opiniões da esquerda.

“Ali tem esquerda, centro, direita, progressistas, conservadores, como em qualquer ambiente democrático acadêmico”, disse.

Para o deputado do Cidadania, é um “erro absurdo” a “retaliação” que o governo faz às universidades públicas. Ele exortou o presidente e o ministro da Educação a ouvir o plenário, onde deputados e partidos de todas as tendências, à exceção dos governistas, criticaram os cortes orçamentários.

Para Daniel Coelho, também não tem sentido a argumentação de que se vai encurtar o orçamento do ensino superior para fazer investimentos em creches e educação básica.

“Qual é o debate e o planejamento que a gente tem para a primeira infância, creches e educação básica? Nenhum”, afirmou.

O caminho escolhido pelo governo, diz o parlamentar, vai de encontro também ao comportamento de países liberais, como o Chile e a Coreia do Sul, que cortaram gastos no governo e fizeram investimentos maciços em educação, ciência e tecnologia.

Leia também

Polarização política vai além dos índices de aprovação de Lula

O ex-presidente Bolsonaro, mesmo impedido de disputar eleições, continua sendo a principal e mais influente liderança de oposição ao governo federal.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (08/12/2023)

Deputados cozinham vetos de Lula em fogo brando

É pedra cantada que o Executivo não terá votos suficientes para manter os vetos à desoneração da folha de pagamento, marco temporal das terras indígenas , novo arcabouço fiscal e nas votações do Carf.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (07/12/2023)

Desafio de Haddad é fechar ano com reforma tributária

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLN 4/23), deputado Danilo Forte (União-CE), aguarda a aprovação da reforma tributária para apresentar seu parecer definitivo.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!