O foco principal da visita foi a reorganização partidária e o alinhamento estratégico com a base local.
O presidente nacional do Cidadania, Plínio Comte Bittencourt, esteve em Teresina nesta terça-feira (15) para discutir o futuro da legenda com dirigentes estaduais e aliados, de olho nas articulações para as eleições de 2026. O foco principal da visita foi a reorganização partidária e o alinhamento estratégico com a base local.
Durante a passagem pela Câmara Municipal de Teresina, Comte Bittencourt se reuniu com o presidente da Casa, vereador Enzo Samuel (PDT), e contou ainda com a presença dos vereadores Roncalli Filho (PRD) e Pedro Alcântara (Progressistas), vice-líder do prefeito na Casa.
Ao PortalODia.com, o dirigente confirmou que o partido está em fase avançada de conversas com o PSB para a formação de uma nova federação, em substituição à atual aliança com o PSDB, firmada em 2022.
“Tivemos três federações em 2022 e, no nosso caso, a experiência com o PSDB não foi positiva. Apesar disso, mantemos boa relação com os quadros tucanos. Agora, estamos encerrando essa federação de forma amigável, dentro dos prazos legais, e iniciando um diálogo bastante promissor com o PSB, partido historicamente próximo ao nosso”, explicou.

Sobre o fim da aliança com o PSDB, Comte apenas destacou que os diálogos com o partido não foram satisfatórios para a continuidade da federação.
“Talvez o que não tenha funcionado na federação anterior foi a urgência conforme ela foi feita. Pouco debate interno, pouca reflexão conjunta entre os dois partidos. Agora a gente está tendo um pouco mais de tempo para refletir projeto, programa, lançar o manifesto para o Brasil e tentar superar esse país polarizado, como estamos vivendo”, argumentou.
O presidente nacional do Cidadania descartou, por ora, uma fusão entre os partidos. Segundo ele, esse tipo de movimentação não está no horizonte para 2026, mas admitiu que o cenário político pode mudar no pós-eleição.
Para Mário Rogério, presidente estadual do Cidadania no Piauí, a visita de Comte Bittencourt reforça o compromisso com a unificação e mobilização da militância.
“Não temos um problema de unificação. A presença do presidente Comte era esperada. O Piauí é um dos poucos estados onde ele não tinha vindo ainda. Ele teve esse propósito de visitar todos os estados do Brasil, até para motivar essa militância. Nós estamos passando, nesse momento, conversações com o PSB e outros partidos, a nível federal, mas principalmente com o PSB. E, evidentemente, que aqui mesmo o presidente vai estreitar o diálogo com o PSB”, destacou.

A agenda de Comte Bittencourt deve ser concluída com uma reunião com a executiva estadual do PSB, momento crucial para o avanço das tratativas em torno da nova federação. A expectativa, segundo ele, é de que, até o próximo ciclo eleitoral, a legenda esteja fortalecida para alcançar metas como a eleição de deputados estaduais e federais e o cumprimento do desempenho eleitoral exigido pela legislação.
Fonte: Portal O Dia