Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e trouxe para Camaquã ideias de projetos que deram certo em outros municípios
O vereador Gabryell Santos (Cidadania), de Camaquã, revelou que tem buscado inspiração em iniciativas de sucesso implementadas em outros municípios brasileiros. A declaração foi feita durante reunião do partido, onde ele destacou a importância de trocar experiências e trazer boas ideias para o contexto local. Gabryell participou no início de julho do 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, promovido em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira, braço formativo do partido Cidadania.
O evento aconteceu no Hotel Fazenda Divino Paraíso e reuniu mais de 60 jovens de todas as regiões do Brasil, indicados pelos diretórios estaduais, em uma imersão voltada à formação política e ao fortalecimento da democracia.
Durante o encontro, o vereador manteve diálogo com parlamentares e lideranças jovens do Cidadania de diversos Estados. Nessa troca de experiências, aproveitou para conhecer projetos bem-sucedidos que geraram impacto em seus municípios de origem. Segundo ele, parte dessas ideias já está sendo estudada por sua equipe para serem adaptadas e aplicadas em Camaquã.
“O principal é o aprendizado. A gente busca enriquecer nosso mandato com conhecimento, aprender e manter a humildade”, afirmou Gabryell. Ele ainda destacou que a viagem também teve foco na articulação por novas verbas e na construção de um mandato mais conectado às boas práticas nacionais.
Projeto aprovado
Entre os projetos já implantados, Gabryell citou o laudo permanente para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, sancionado em maio deste ano. A nova legislação garante que pessoas diagnosticadas com essas condições não precisem mais renovar periodicamente seus laudos médicos.
Antes da mudança, o laudo tinha validade de apenas seis meses, o que gerava transtornos para os portadores e suas famílias. Como as condições são permanentes e sem cura, o vereador defende que não há justificativa para exigir novos documentos após a confirmação do diagnóstico.
“A medida evita submeter as pessoas com TEA às excessivas e desnecessárias burocracias em busca de benefícios assistenciais ou previdenciários”, diz a justificativa do projeto. A proposta chamou atenção de parlamentares de outras cidades que estavam no mesmo encontro. Assim, alguns deles já estudam adaptá-la para seus municípios.
Segundo o vereador, o impacto do projeto foi imediato. Desta forma. com a repercussão positiva do projeto, muitas pessoas ligadas à causa entraram em contato com outras sugestões. Segundo ele, a principal solicitação é por mais profissionais para atendimento, como fonoaudiólogos, por exemplo.
Entrevista no Controle Geral
Durante a entrevista ao programa Controle Geral, o vereador Gabryell Santos também abordou temas relevantes da política local. Ele comentou sobre a necessidade de atualização do Plano Diretor de Camaquã, destacando a importância de um debate técnico e transparente que envolva todos os setores da sociedade.
Gabryell também falou sobre os planos do partido Cidadania para as próximas eleições, detalhando possíveis candidaturas para 2026. Outro ponto destacado foi a busca por emendas parlamentares e verbas estaduais e federais, que tem sido uma das prioridades do mandato. De acordo com Gabryell, essa articulação é fundamental para viabilizar obras e projetos que beneficiem diretamente a população.
Além disso, o vereador também fez um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, destacando projetos de lei, indicações ao Executivo e visitas a diferentes bairros da cidade, com foco nas demandas da comunidade.
👉 A entrevista completa está disponível no canal do Clic Camaquã no YouTube:
Fonte: Clic Camaquã » Vereador de Camaquã busca projetos que deram certo em outros municípios.