Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e trouxe para Camaquã ideias de projetos que deram certo em outros municípios

O vereador Gabryell Santos (Cidadania), de Camaquã, revelou que tem buscado inspiração em iniciativas de sucesso implementadas em outros municípios brasileiros. A declaração foi feita durante reunião do partido, onde ele destacou a importância de trocar experiências e trazer boas ideias para o contexto local. Gabryell participou no início de julho do 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, promovido em Brasília pela Fundação Astrojildo Pereira, braço formativo do partido Cidadania.

O evento aconteceu no Hotel Fazenda Divino Paraíso e reuniu mais de 60 jovens de todas as regiões do Brasil, indicados pelos diretórios estaduais, em uma imersão voltada à formação política e ao fortalecimento da democracia.

Durante o encontro, o vereador manteve diálogo com parlamentares e lideranças jovens do Cidadania de diversos Estados. Nessa troca de experiências, aproveitou para conhecer projetos bem-sucedidos que geraram impacto em seus municípios de origem. Segundo ele, parte dessas ideias já está sendo estudada por sua equipe para serem adaptadas e aplicadas em Camaquã.

“O principal é o aprendizado. A gente busca enriquecer nosso mandato com conhecimento, aprender e manter a humildade”, afirmou Gabryell. Ele ainda destacou que a viagem também teve foco na articulação por novas verbas e na construção de um mandato mais conectado às boas práticas nacionais.

Projeto aprovado

Entre os projetos já implantados, Gabryell citou o laudo permanente para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, sancionado em maio deste ano. A nova legislação garante que pessoas diagnosticadas com essas condições não precisem mais renovar periodicamente seus laudos médicos.

Antes da mudança, o laudo tinha validade de apenas seis meses, o que gerava transtornos para os portadores e suas famílias. Como as condições são permanentes e sem cura, o vereador defende que não há justificativa para exigir novos documentos após a confirmação do diagnóstico.

“A medida evita submeter as pessoas com TEA às excessivas e desnecessárias burocracias em busca de benefícios assistenciais ou previdenciários”, diz a justificativa do projeto. A proposta chamou atenção de parlamentares de outras cidades que estavam no mesmo encontro. Assim, alguns deles já estudam adaptá-la para seus municípios.

Segundo o vereador, o impacto do projeto foi imediato. Desta forma. com a repercussão positiva do projeto, muitas pessoas ligadas à causa entraram em contato com outras sugestões. Segundo ele, a principal solicitação é por mais profissionais para atendimento, como fonoaudiólogos, por exemplo.

Entrevista no Controle Geral

Durante a entrevista ao programa Controle Geral, o vereador Gabryell Santos também abordou temas relevantes da política local. Ele comentou sobre a necessidade de atualização do Plano Diretor de Camaquã, destacando a importância de um debate técnico e transparente que envolva todos os setores da sociedade.

Gabryell também falou sobre os planos do partido Cidadania para as próximas eleições, detalhando possíveis candidaturas para 2026. Outro ponto destacado foi a busca por emendas parlamentares e verbas estaduais e federais, que tem sido uma das prioridades do mandato. De acordo com Gabryell, essa articulação é fundamental para viabilizar obras e projetos que beneficiem diretamente a população.

Além disso, o vereador também fez um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, destacando projetos de lei, indicações ao Executivo e visitas a diferentes bairros da cidade, com foco nas demandas da comunidade.

👉 A entrevista completa está disponível no canal do Clic Camaquã no YouTube:

Fonte: Clic Camaquã » Vereador de Camaquã busca projetos que deram certo em outros municípios.

Leia também

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Presidente do Cidadania 23 Visita Iguaba Grande e Discute Políticas para o Rio de Janeiro

Na manhã desta terça-feira (9), Iguaba Grande, cidade da Região...

Cidadania realiza Encontro Nacional de Mulheres na Política

O Cidadania, por meio da sua Secretaria de Mulheres...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!