Prefeitura de Campo Mourão investe forte na agricultura familiar e na qualidade da merenda

O Prefeitura de Campo Mourão, no Paraná, administrada pelo Cidadania por meio do prefeito Douglas Fabrício, está investindo mais de 70% do que o município recebe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição dos produtos da agricultura familiar. A estratégia visa apoiar os produtores locais e trazer mais qualidade para a merenda nas escolas.

Na chácara da família do produtor Edson da Silva é produzido parte das hortaliças oferecidas nas mais de 20 mil refeições servidas diariamente aos alunos da rede municipal de Campo Mourão. Ele é um dos 80 produtores que vendem seus produtos ao município por meio da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão (Coafcam).

Junto com a esposa e o filho, Edson produz alface, repolho, brócolis, salsinha, cebolinha e outras hortaliças que entrega na cooperativa. “É um mercado seguro, porque graças a Deus e com o apoio da prefeitura temos a cooperativa e não precisamos ficar brigando por pontos de venda”, analisa o produtor.

Segundo a nutricionista Simone Hoffmann, responsável técnica pela Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal e Educação, mais de 70 por cento do montante que o município recebe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), são investidos na aquisição dos produtos da agricultura familiar. “A legislação exige no mínimo 30 por cento, mas estamos investindo quase a totalidade do valor com a agricultura familiar local, o que é muito bom para o município e para os produtores”, ressalta Simone.

A Compra Direta é feita por chamada pública, conforme exige o PNAE. Além da Coafcam, outras cooperativas da região também fornecem produtos. “Por muitos anos a compra era feita diretamente de cada produtor, mas depois que eles se organizaram em cooperativas facilitou o processo e garantiu mais qualidade e pontualidade na entrega”, observa a nutricionista. Além de hortaliças, como as produzidas pelo Edson, são adquiridos legumes, pães, canjica, feijão, fubá, frutas, polpas de fruta, farináceos, entre outros produtos do cardápio escolar.

Fundada em 2019, a Coafcam funciona em um barracão industrial cedido pelo município. A cooperativa também já foi contemplada com veículos cedidos ou conseguidos pelo município de outros órgãos governamentais.

O Cidadania está a frente do município nos últimos três mandatos.

Leia também

Cidadania de Aracaju convoca Congresso Municipal para outubro

O Diretório Municipal do Partido Cidadania de Aracaju realizará...

Cidadania e PSB debatem nominatas no estado do Rio

Depois de participar de diversos encontros com as representações...

Comte e João Campos se encontram em Recife animados com federação entre Cidadania e PSB

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve hoje...

Resolução Orgânica 005/2025: Comissão Provisória Cidadania/PE

Resolução Orgânica nº 005/2025 Comissão Provisória do Cidadania no Estado...

Mateus Cunha assume a liderança da Juventude do Cidadania 23 Paraná

Novo presidente estadual da Juventude do partido defende voz...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!