Fundação Astrojildo Pereira adquire sede própria em região estratégica de Brasília

Instituição, vinculada ao Cidadania 23, foca em formação política, produção de conteúdo e realização de debates relevantes

Comunicação FAP

Resultado do trabalho responsável com uso do dinheiro público, focado na transparência, na decisão coletiva e na austeridade, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania, adquiriu a sua sede própria, localizada na região central de Brasília. A instituição, com 211,24 metros quadrados, consolida-se como mais um espaço de formação política e cidadã, produção de conteúdo e de realização de debates presenciais e online relevantes para o país.

O presidente do Cidadania 23, Comte Bittencourt, ressalta que esta nova conquista é reflexo do compromisso da organização financeira da entidade. “Conclui-se um processo importante para a nossa Fundação Astrojildo Pereira e para o próprio partido, com o término do pagamento da aquisição da sede, símbolo do esforço e da organização financeira que a instituição e o partido estão promovendo. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou ele.

O diretor-geral da FAP, Marcelo Aguiar, que assumiu o cargo no mês passado, disse que a aquisição de uma sede vai garantir ainda mais segurança para a continuidade das ações da fundação, que, conforme ressaltou, buscará ampliar ainda mais os trabalhos realizados para a sociedade. “A sede própria é mais do que um espaço físico. Representa uma conquista que garante ainda mais estabilidade e fortalecimento institucional para a fundação, como órgão nacional de interlocução com o meio cultural e científico e de produção de análises sociais, políticas e culturais para a sociedade”, ponderou ele. “Esse é um legado que a gestão do Marrafon e do Benoni deixam para a fundação e que merecem todas as nossas homenagens. É um marco na história da FAP”, destacou.

O processo de aquisição do imóvel da sede da FAP teve início em junho de 2024, sob gestão liderada pelo então diretor-geral da fundação, Marco Aurelio Marrafon, e pelo então diretor financeiro da entidade, Raimundo Benoni, com apoio do presidente do Cidadania 23. A aquisição da sede foi aprovada pela diretoria, formalmente.

“A sede é a concretização do espaço de debate democrático e realização de pesquisas de alto nível para apresentar à comunidade política do Brasil, com estudos sérios e aprofundados. Agora, de certa maneira, mais autônoma e independente, mostrando toda a sua vocação para formação e produção de conteúdo, o que dá conforto e estabilidade para, cada vez mais, consolidar o legado da fundação e seguir em frente”, comemorou Marrafon, que hoje é presidente do Conselho Curador da FAP.

Benoni ressaltou que a sede própria é resultado do planejamento financeiro da FAP. “É o resultado do cuidado e do zelo com que a então gestão teve com austeridade para gerenciar os recursos da FAP, permitindo, assim, que a fundação viesse a adquirir a sede própria como marco de organização, respeito e austeridade com o dinheiro público”, observou.

Luciano Rezende, que ocupou a presidência do Conselho Curador da entidade durante o processo de compra da sede, ressaltou que o colegiado acompanhou, na gestão de 2022 a 2024, o esforço da diretoria executiva para equilibrar as contas da fundação e ainda conseguir a aquisição da sede, “o que faz com que a FAP tenha sua casa e seu ponto de referência”. “É um legado que a última gestão deixa para os conselheiros, para que possamos ter um local onde a FAP desenvolve suas atividades tão importantes na formação e qualificação de lideranças políticas do Brasil por meio do Cidadania”, asseverou.

A Fundação

Desde 2020, a FAP realizou seis cursos de formação política online, para mais de 10 mil alunos, com foco na capacitação de candidatos e candidatas a mandatos eletivos, além de publicar livros e revistas e realizar debates online sobre temas relevantes, como política, economia, desenvolvimento humano, educação, cultura, meio ambiente, sustentabilidade e questões de gênero.

A Fundação Astrojildo Pereira também é responsável por manter a Biblioteca Salomão Malina, no Conic, um importante centro comercial e cultural no centro de Brasília. No local, além de realizar consulta a livros e empréstimos de obras, o público pode participar de uma série de eventos, continuamente, ao longo do ano.

Leia também

Alex Manente recebe prêmio ‘Excelência Parlamentar 2024’

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) recebeu, na última...

Deputada Any Ortiz leva cultura gaúcha ao Palácio Imperial do Japão

Ela está na Ásia a convite da embaixada japonesa...

Geraldinho: A história viva do PPS/CIDADANIA no Paraná

No último Encontro Estadual do Cidadania, realizado em Curitiba,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!