Coletivo decidiu que é importante agendar o encontro no ‘curto prazo’
Em reunião da coordenação com o núcleo do Paraná, nesta segunda-feira (13), o Coletivo Igualdade 23 decidiu que é importante agendar no curto prazo um encontro com representantes do Tucanafro, segmento do PSDB que defende a pauta negra.
Para os membros do Igualdade 23, o fato de Cidadania e PSDB estarem numa federação partidária requer que seus núcleos temáticos dialoguem para verificar a possibilidade de agendas conjuntas.
Durante o encontro, foi também mencionada a importância de um congresso nacional do Igualdade 23, especialmente para que os membros tenham a compreensão de qual é a identidade do núcleo a fim de servir de referência para atuação nos estados.
Incentivar e priorizar as eleições para os Conselhos Tutelares foi outra demanda considerada significativa para o Igualdade 23, uma vez que esses colegiados tem uma missão social que envolve várias situações, como a igualdade racial.
Outras diretrizes discutidas foram a agenda da futura conferência nacional de igualdade racial, que será definida pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a participação em conselhos estaduais e municipais de igualdade racial. O núcleo paranaense representado por Cleber Sá e Luiz Lelis se propôs a fazer um levantamento de quantos conselhos existem no estado.
Articular as políticas de assistência social com o recorte racial como, por exemplo, no Bolsa Família, foi uma situação também considerada talvez até mesmo como pioneira ou pouco usual no país. Pautas como afro-empreendedorismo, respeito religioso, relações internacionais com países africanos também mereceram atenção dos presentes à reunião. (Assessoria Igualdade 23)