Uma imensa perda
No dia de hoje, tivemos a imensa perda de um abnegado militante e de um dirigente histórico do nosso partido – desde o PCB, passando pelo PPS e hoje Cidadania – o pernambucano Abelardo Caminha – Belê . Era exemplar em tudo o que fazia, não só por sua atividade constante mas sobretudo pela fraternidade com que convivia com seus amigos e companheiros, tal como ocorria com seus familiares.
Desde jovem, fazia parte da base dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e tinha uma capacidade imensa de organizar debates para jovens e pessoas as mais diversas, a respeito das questões de maior interesse para enfrentamento de importantes e delicados problemas vividos na sua terra natal, no Brasil e no planeta.
Muito competente em tudo o que recebia para resolver problemas e dirigir organizações, ele trabalhou na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) do notável Celso Furtado, desde o inicio do seu funcionamento, assim como no Governo de Miguel Arraes, de quem foi oficial de gabinete.
Com o golpe militar de 1964, sofreu prisão, torturas e perseguições, sendo obrigado a enfrentar a clandestinidade na cidade de São Paulo, durante muitos anos. Ao retornar ao Recife, no final dos anos 70, retomou as atividades partidárias, passando a ser um dos o principais dirigentes estadual do PCB, por vários anos.
Trata-se de uma perda irreparável. Perdi um amigo e um camarada
Um abração fraterno e solidário em sua querida família com votos de muita paz no enfrentamento de sua ausência.
Brasília, 24 de outubro de 2022
Roberto Freire
Presidente nacional do Cidadania23