Após pedido de Eliziane Gama, projeto sobre regulamentação fundiária é retirado de pauta

A proposta da senadora do Cidadania recebeu apoio inclusive da base governista do Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), acatou nesta quarta-feira (28) a questão de ordem apresentada pela líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), e retirou da pauta de votação do plenário da Casa o projeto (PL 510/2021), que trata da regularização fundiária em terras públicas pertencentes ao Estado brasileiro.

A iniciativa altera normas previstas em diversas legislações anteriores sobre ocupação, registros públicos e transferência de gestão de imóveis da União para entes federativos.

Ao defender a retira do projeto, Eliziane Gama disse que a proposta, que recebeu mais de 70 emendas, não pode ir direto a voto pelo plenário da Casa sem passar por ampla discussão de análise de mérito pelas comissões temáticas da Casa, inclusive de Meio Ambiente e Agricultura.

Recursos internacionais

A senadora do Cidadania disse ainda que no momento em que o Brasil que está sob holofotes da comunidade internacional, a aprovação da matéria de ‘afogadilho’ poderá agravar perdas de recursos para a preservação ambiental.

“Esta Casa não pode ir na contramão dos interesses de nosso País, que precisa fazer seu dever de casa no cumprimento de metas ambientais”, acrescentou Eliziane Gama.

A senadora disse que da forma como está, o “PL 510/2021  altera a data limite para que as invasões de terra pública sejam legalizadas, e permite que imensas áreas sejam tituladas sem vistoria, uma verdadeira anistia oficial aos grileiros”, na sua avaliação.

Leia também

Um novo desafio do SUS para Nísia Trindade

NAS ENTRELINHASO Ministério da Saúde está diante de outro...

Lula já politizou socorro aos gaúchos

NAS ENTRELINHASLula e Leite têm um adversário comum, Jair...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (17/05/2024) MANCHETES DA...

Cidadania investe em lideranças femininas em Niterói, RJ

Num encontro memorável os respectivos presidentes nacional e estadual...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!