Conselho de Ética concede a Cury direito a sustentação oral no processo por importunação sexual

Reunião será nesta quinta-feira, sem prejuízo do cronograma de trabalho, que prevê relatório no dia 10 de janeiro

A relatora da representação contra o deputado estadual Fernando Cury no Conselho de Ética do Cidadania, Mariete de Paiva Souza, acatou pedido do parlamentar e ele terá direito a sustentação oral no procedimento a que responde por importunação sexual contra a também deputada estadual Isa Penna (PSol). A audiência está marcada para esta quinta-feira (7). Flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Cury nega que tenha assediado ou apalpado os seios da colega no plenário da Casa.

Afastado de todas as funções ligadas ao partido enquanto durar o procedimento, Cury responde pelo mesmo ato no Conselho de Ética da Alesp e foi denunciado pela parlamentar à Polícia Civil. O Ministério Público de São Paulo também apura o caso. Além da sustentação oral, a defesa de Cury solicitou a oitiva de oito testemunhas.

Conforme a relatora Mariete Paiva, optou-se por atender o primeiro pedido em detrimento do segundo, já que a defesa não demonstrou qual a relação dessas pessoas com o caso em apuração ou o que exatamente elas poderiam esclarecer sobre o ato flagrado pelas câmeras da Alesp.

“O Código de Ética do Partido faculta ao representado eventual defesa oral ou testemunho pessoal. Julgamos que é imperativo conceder a ele a palavra e que isso deve ser feito ainda esta semana. Já notificamos o parlamentar”, explicou a relatora, ao observar que a oitiva é parte da análise da peça de defesa entregue pelo deputado.

“Ele terá espaço garantido para se defender, sem prejuízo do cronograma de trabalhos. Acreditamos que o prazo de apresentação do relatório no dia 10 de janeiro será cumprido”, assegurou Alisson Luiz Micoski, presidente do Conselho de Ética do Cidadania.

Clique aqui para ver o vídeo das câmeras da Alesp, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!