Vetos a projeto de proteção à indígenas ‘representam omissão e preconceito do governo’, diz Eliziane Gama

“O presidente dá as costas aos mais vulneráveis neste momento em que a contaminação [pela Covid-19] só aumenta”, diz a parlamentar (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), disse que os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei (PL 1142/2020) de proteção à população indígena, quilombola e comunidades tradicionais ‘representam omissão e preconceito’ do governo com os povos mais vulneráveis à pandemia da Covid-19.

“São irresponsáveis os vetos do presidente a um projeto que tenta apenas proteger índios e quilombolas do avanço da Covid-19. O  que o governo deveria era estar preocupado com baixa imunidade dessas populações”, cobrou.

Os principais trechos vetados por Bolsonaro são os que preveem que o governo seja obrigado a fornecer aos povos indígenas ‘acesso a água potável’ e ‘distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias’; a garantia aos povos indígenas e quilombolas de ‘oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva’ e a facilitação de acesso ao auxílio emergencial.

“O avanço da doença, não é exagero dizer,  pode  representar o extermínio de comunidades inteiras. Já são mais de 10 mil casos da doença entre índios, com mais de 400 mortes [registradas até último dia 2]. No  Congresso Nacional vamos trabalhar firmemente para que esses vetos sejam derrubados”, afirmou Eliziane Gama.

O projeto de lei sancionado com 16 vetos pelo presidente foi aprovado na Câmara dos Deputados dia 21 de maio e chancelado pelo Senado em 16 de junho.

“O presidente dá as costas aos mais vulneráveis neste momento em que a contaminação [pela Covid-19] só aumenta”, diz a parlamentar.

Leia também

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!