Carmen Zanotto critica “barreiras” enfrentadas pelas mulheres na política

A parlamentar participou nesta quinta-feira (5) de sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto Feminino (Foto: Reprodução)

Em pronunciamento nesta quinta-feira (5) na sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) disse ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as brasileiras conquistem espaço na política.

“Ainda enfrentamos barreiras quase intransponíveis, mesmo depois dos 30 anos da Constituição Cidadã. As mulheres governam somente doze por cento das cidades brasileiras e alguns estados não têm representação feminina nesta Casa”, citou.

Para a parlamentar do Cidadania, que presidiu a comissão mista que debateu a PEC que aumenta a cota para as mulheres no Parlamento, a presença feminina na política é imprescindível para a conquista de direitos e busca de espaços, inclusive no mundo do trabalho.

“A Organização das Nações Unidas considera que o empoderamento feminino é o único caminho para a construção de economias sólidas e o estabelecimento de sociedades estáveis e justas”, reforçou a deputada catarinense.

Violência e salário injusto

“A democracia sofre quando os direitos da mulher são cerceados”, diz Carmen (Foto: Robson Gonçalves)

Carmen Zanotto disse que mais de 60% das brasileiras já sofreram algum tipo de assédio e de violência. Lidam com uma divisão injusta de tarefas no ambiente doméstico e enfrentam situação desigual no mercado de trabalho, inclusive a salarial.

“É preciso destacar que a democracia sofre quando os direitos da mulher são cerceados. Mas é chegada a hora de incentivar a participação política da mulher. Só assim poderemos construir um novo Brasil, inclusivo e democrático”, disse a parlamentar.

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!