Jorge Kajuru defende reforma tributária para combater a desigualdade no País

Para o senador, pesquisa do IBGE ajuda a entender a componente de injustiça social na excessiva tributação embutida nos preços de mercadorias e serviços, diz o senador (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A crise econômica que o País tem atravessado nos últimos anos afetou a renda dos brasileiros, o que elevou o percentual de famílias entre as classes mais mais pobres da população, disse na semana passada em plenário o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Para ele, é preciso uma reforma tributária para desonerar o consumo e diminuir a carga de impostos sobre a população de baixa renda.

Kajuru citou dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). De acordo com a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), que abrange os anos de 2017 e 2018, aumentou a desigualdade social e o número de pessoas em situação de miséria.

“A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE nos ajuda a entender que há um componente de injustiça social na excessiva tributação embutida nos preços de mercadorias e serviços. As famílias mais pobres destinam 93% de sua renda ao consumo. As mais ricas, 66%. Não podemos pensar em reforma tributária sem considerar aspectos distributivos. A equação é simples: só não entende quem não quer, ou é ignorante, ou é 171. Só vamos conseguir reduzir a gigantesca desigualdade que caracteriza o Brasil quando houver taxação mais progressiva de salários, lucros e ganhos financeiros”, disse.

O parlamentar lembrou que a POF começou a ser feito na década de 1980, com o objetivo de mapear um perfil dos hábitos de consumo e das condições de vida do brasileiro. A pesquisa teve como base o Estudo Nacional de Despesa Familiar, realizado nos anos 1970. Os dados, observou Kajuru, também são usados como parâmetro para outras pesquisas do IBGE, como o cálculo da inflação e do PIB (Produto Interno Bruto), assim como para estudos sobre desigualdade social. (Agência Senado)

Leia também

Reunião da Executiva Nacional – 26 de Maio de 2025

Ofício 009 /2025 - Cidadania/DN Prezados(as) companheiros(as), Por meio deste, estamos...

Uma nova luta de classes se formando

Uma questão central, hoje, tem que ver com a...

Projeto de Alex Manente impede que agressores sejam motoristas de aplicativos

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou projeto (PL 1689/2025)...

Em Lages, Prefeitura do Cidadania faz mutirão e recupera ruas de 22 bairros

A Prefeitura de Lages (SC), administrada por Carmen Zanotto...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!