Rede antirracista quer reunir parlamentares negros para elaborar agenda legislativa de equidade racial

Com o propósito de reunir em Brasília dezenas de deputados afrodescendentes, provavelmente em agosto deste ano, a Rede Nacional de Parlamentares Negros em parceria com a Legisla Brasil apresentou na noite da última quinta-feira (4) projeto para a formulação de Jornada Legislativa Antirracista, estruturado em três etapas: encontro nacional, grupos de trabalho e agenda de equidade racial.

A reunião contou com as presenças de representantes do tema igualdade racial e combate ao racismo de vários partidos políticos, para sensibilizar angariar a adesão dessas legendas ao projeto. O Cidadania foi representado pelos coordenadores do coletivo Igualdade 23, Romero Rocha e Sionei Ricardo Leão.

Romero e Sionei se incumbiram de fazer um levantamento dos parlamentares da legenda que tenham perfil para contribuírem no encontro e apresentar o projeto às direções do Cidadania e da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), para oficializar o apoio.

O principal objetivo é o compartilhamento de experiências e táticas para enfrentar as barreiras vivenciadas por parlamentares negros nos municípios, estados e no Congresso Nacional na tramitação de propostas antirracistas, salientou no encontro o coordenador da rede, Martvs Chagas.

A rede quer envolver parlamentares federais (senadores e deputados), estaduais e municipais (vereadores), que tenham algum envolvimento com a pauta da promoção da igualdade racial. No plano de trabalho elaborado pela Legisla Brasil consta a previsão de grupos de trabalho focados em temas estratégicos para a agenda antirracista, construindo proposições com viabilidade política, alto potencial de impacto e visibilidade para a pauta.

O resultado esperado é o desenvolvimento de uma agenda de iniciativas prioritárias para fomentar a equidade racial no país em 2026, a ser apresentada em novembro de 2025. “Esperamos daqui por diante contar com o apoio das legendas, especialmente por intermédio das suas fundações culturais, sobretudo, para garantir as presenças dos parlamentares. Estimamos conseguir a adesão de pelos menos 50 legisladores”, antecipou Martvs Chagas.

Leia também

Brasil x Argentina e o macaco no espelho

A rivalidade que importa está fora de campo —...

Vereador Bruno Cunha protocola projeto de prevenção ao racismo em escolas de Blumenau-SC

O Vereador Bruno Cunha (Cidadania) protocolou nesta segunda, 20...

Os autores respondem pelos crimes, mas o monstro continua solto

A morte de Apollo Gabriel Rodrigues, um menino de...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!