Com a iniciativa, pessoas com mobilidade reduzida podem tomar banho de mar
Acessibilidade é a palavra-chave do projeto que oferece cadeiras anfíbias para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar um prazeroso banho na Lagoa de Carapebus. A iniciativa é da Prefeitura Municipal da cidade fluminense, comandada pelo prefeito Bernard Tavares, do Cidadania, e foi implantada durante o verão, mas estará em vigor também na baixa temporada, durante finais de semana e feriados, no Balneário da Praia de Carapebus.
A realização do projeto foi possível graças à parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, com a empresa Anjos do Mar, que disponibiliza o equipamento. “O público cadeirante está sendo atendido com muita segurança por meio dos guarda-vidas e da cadeira anfíbia, para que todos possam usufruir da lagoa”, disse o secretário Luiz Aladoga.
Ele ressaltou a importância de o prefeito ter aprovado com celeridade a iniciativa, mostrando que administrar bem também é oferecer inclusão social. A cadeira anfíbia é um tipo de cadeira de rodas que permite que pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência entrem no mar. Ela é confeccionada com materiais resistentes à água, como aço inox e plástico.
A cadeira possui pneus grandes com ar comprimido, que funcionam como boias, e rodas mais largas que as tradicionais para tracionar na areia; flutua na água e não afunda. O usuário também utiliza coletes salva-vidas. O uso do equipamento é supervisionado por profissional qualificado e para manobrá-la é necessária uma pessoa também com experiência.
*Com informações do Portal da Prefeitura de Carapebus/RJ