Em Carapebus/RJ, prefeitura oferece cadeira anfíbia para promover inclusão

Com a iniciativa, pessoas com mobilidade reduzida podem tomar banho de mar

Acessibilidade é a palavra-chave do projeto que oferece cadeiras anfíbias para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar um prazeroso banho na Lagoa de Carapebus. A iniciativa é da Prefeitura Municipal da cidade fluminense, comandada pelo prefeito Bernard Tavares, do Cidadania, e foi implantada durante o verão, mas estará em vigor também na baixa temporada, durante finais de semana e feriados, no Balneário da Praia de Carapebus.

A realização do projeto foi possível graças à parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, com a empresa Anjos do Mar, que disponibiliza o equipamento. “O público cadeirante está sendo atendido com muita segurança por meio dos guarda-vidas e da cadeira anfíbia, para que todos possam usufruir da lagoa”, disse o secretário Luiz Aladoga.

Ele ressaltou a importância de o prefeito ter aprovado com celeridade a iniciativa, mostrando que administrar bem também é oferecer inclusão social. A cadeira anfíbia é um tipo de cadeira de rodas que permite que pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência entrem no mar. Ela é confeccionada com materiais resistentes à água, como aço inox e plástico.

A cadeira possui pneus grandes com ar comprimido, que funcionam como boias, e rodas mais largas que as tradicionais para tracionar na areia; flutua na água e não afunda. O usuário também utiliza coletes salva-vidas. O uso do equipamento é supervisionado por profissional qualificado e para manobrá-la é necessária uma pessoa também com experiência.

*Com informações do Portal da Prefeitura de Carapebus/RJ

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!