Saúde para todos, educação de qualidade, segurança, trabalho digno, respeito, amor e liberdade. É pedir demais? , questiona o vídeo do Cidadania que vai ao ar nos dias 25 e 27de março em cadeia nacional de televisão aberta. Com o slogan Partido do Bem, a legenda entende que o Brasil precisa de um movimento que reúna as forças do bem, que defenda os direitos fundamentais da população, e faz um chamamento: “Junte-se a nós”.
O diferencial é que o material audiovisual foi todo produzido com o uso de Inteligência Artificial. “Todo o conteúdo foi concebido, roteirizado e finalizado com o uso de IA – inclusive os personagens que aparecem em cena foram gerados por esse recurso”, diz o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt.
Um dos vídeos trata especificamente das lutas das mulheres e diz que o partido trabalha pelo fortalecimento da participação delas na política. “Mulher na política não é favor; é direito”, afirma uma das personagens. O Cidadania defende a igualdade de oportunidades e convoca as mulheres: “Juntas, podemos transformar o Brasil”.
Com a inovação nas peças publicitárias, o partido quer chamar atenção para a urgência do aprofundamento do debate sobre a regulamentação do uso de IA nas campanhas eleitorais, principalmente as que serão feitas com vistas às eleições de 2026. Essa discussão envolve não a produção de conteúdo, mas também a “manipulação” de algoritmos e dados do eleitor, por exemplo.
O slogan Partido do Bem, por sua vez, aponta para o posicionamento favorável à política partidária comprometida com a democracia e pautada pela ética. “Acreditamos na ética, na inovação e no diálogo constante com sociedade. Ao usar a IA em nossa peça publicitária queremos mostrar que a política precisa estar conectada com os desafios do presente e do futuro. Mas é essencial que esse uso seja transparente, democrático e regulado”, ressalta Comte Bittencourt.
O presidente nacional da legenda destaca que o Cidadania tem compromisso também com a construção de uma economia mais justa, que valorize o conhecimento, respeite o meio ambiente e enfrente as desigualdades com coragem e criatividade. Com a campanha na TV, o partido reforça seu papel como voz moderna, propositiva e responsável no cenário político nacional. O Cidadania se coloca como um partido da democracia, com olhos voltados para o futuro.