Ela está na Ásia a convite da embaixada japonesa para um programa de integração sobre iniciativas de mitigação de desastres naturais
A deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS) está no Japão para participar de um programa de integração voltado ao conhecimento de iniciativas de mitigação de desastres naturais, a convite e com os custos cobertos pela Embaixada Japonesa.
Durante a viagem, Any representou o Rio Grande do Sul em uma agenda especial, sendo recebida pela Princesa Kako no Palácio Imperial, em Tóquio. No encontro, destacou os impactos das enchentes que atingiram o estado e entregou à princesa uma gaita de oito baixos como presente, símbolo da cultura gaúcha.
O instrumento foi doado pelo músico Renato Borghetti, idealizador do projeto Fábrica de Gaiteiros, que também sofreu danos com a enchente de maio. O projeto ensina música gratuitamente para jovens e crianças, promovendo a preservação das tradições gaúchas.
Encantada com o presente, a princesa pediu que Any tocasse algumas notas e demonstrou interesse em aprender o instrumento. A princesa também mencionou que acompanhou pela TV e pela internet a tragédia no RS. Como o uso de celulares era restrito, o registro foi feito com o diplomata que acompanhou a agenda.