Com a presença expressiva de presidentes regionais do Cidadania de 18 estados e do Distrito Federal foi realizada, nesta quarta-feira (13/11), uma reunião que avaliou o resultado das eleições municipais, abordou as dificuldades provocadas pela Federação com o PSDB em várias regiões e apontou para a necessidade de uma rediscussão de rumos visando reforçar o partido para as eleições de 2026.
Esse foi o quarto encontro desse tipo promovido em um ano e dois meses da nova direção nacional do Cidadania. De acordo com o presidente do partido, Comte Bittencourt “é preciso refletir com o conjunto do partido como vamos olhar para o nosso futuro. Essa eleição foi um aprendizado e daqui para frente vamos precisar tomar decisões”. Nesse sentido, ele já anunciou a realização de uma reunião do Diretório Nacional para o dia 7 de dezembro, a partir das 9 horas, e analisa a possibilidade de convocar um encontro presencial em março de 2025.
Também foi apresentada no encontro uma tabela mostrando o custo de cada voto nos estados, seguindo o compromisso da atual direção com a total transparência no uso dos recursos públicos do fundo eleitoral. No pleito de 2024, o Cidadania elegeu 33 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 433 vereadores.
A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) anunciou que irá realizar no próximo mês de dezembro dois cursos de formação, um para os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo Cidadania e outro para os vereadores que irão tomar posse em janeiro.