No último dia 15 de dezembro, o Diretório do Cidadania23 do Paraná recebeu a solicitação de desfiliação do vereador de Cornélio Procópio, Odair Matias. Após reunião dos membros da Comissão Executiva Estadual, ficou autorizado sua desfiliação sem a perda do mandato.
Segundo Matias, seu pedido foi “devido à última configuração política ocorrida em âmbito municipal”. Para o jornalista, a nova composição “envolveu o nobre partido com meus adversários diretos, se tornando completamente inviável a minha compatibilização”. Por fim, o vereador disse que “reafirmo minhas considerações de respeito a este diretório e a todos os membros deste valoroso partido”.
Após o ofício recebido, a comissão executiva estadual esteve reunida e decidiu por autorizar a saída do mandatário, sem a perda de mandato eletivo, bem como a sua eventual filiação partidária em partido de sua livre escolha, sem, com isso, caracterizar ato de infidelidade partidária. A presente autorização aconteceu considerando a inexistência de Diretório Municipal vigente em Cornélio Procópio.