Alex Manente cobra informações do ministro do Trabalho e Emprego sobre ações para o combate ao trabalho infantil no país

Levantamento do IBGE demonstrou que houve aumento do trabalho infantil em todas as faixas etárias, mas foi ainda mais acentuada entre jovens de 16 e 17 anos.

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) enviou nesta quinta-feira (21), requerimento de informação ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre ações que estão sendo desenvolvidas para o combate ao trabalho infantil no país. No documento o parlamentar solicita informações de quais programas governamentais vêm sendo desenvolvidos para a erradicação do trabalho infantil.

Manente questiona também quais ações estão sendo realizadas em conjunto com o Ministério da Educação para a redução da evasão escolar e a retirada de jovens do trabalho infantil, além do que a legislação permite e quais ações estão sendo planejadas e executadas, para a fiscalização do cumprimento do Decreto 11.479 de 2023, que dispõe sobre programa de aprendizagem profissional para adolescentes e jovens.

Alex Manente apontou levantamento do IBGE que mostrou a ocupação irregular de crianças e adolescentes cresceu 7% entre 2019 e 2022, sendo que pretos e pardos são 66,3% do total. O País tem 756 mil menores em atividades perigosas, com riscos à saúde e integridade física.

“Levantamento do IBGE também demonstrou que houve aumento do trabalho infantil em todas as faixas etárias, mas foi ainda mais acentuada entre jovens de 16 e 17 anos, demonstrando, conforme especialistas relatam, o empobrecimento das famílias brasileiras no pós-pandemia da Covid-19”, explicou o parlamentar.

“A legislação brasileira proíbe qualquer forma de trabalho até os 13 anos, sendo que a idade mínima para trabalho é 16 anos, mas com restrições e parâmetros, e entre 14 e 15 o jovem só pode trabalhar como aprendiz”, completou Alex Manente.

Leia também

“Falta a bússola para o governo Lula”, afirma Cristovam Buarque

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-senador Cristovam Buarque (DF),...

Quatro deputados do Cidadania concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

Quatro deputados federais do Cidadania estão concorrendo ao Prêmio...

Cidadania do Rio de Janeiro apoia reeleição de Eduardo Paes

A Executiva Municipal do Cidadania do Rio de Janeiro...

Cidadania e PSDB debatem detalhes sobre as conveções

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, e o...
Artigo anterior
Próximo artigo

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!