Gaúchos atingidos por eventos climáticos terão subvenção econômica concedida

Em reunião, nesta quarta-feira (27/08), que contou com a presença da bancada gaúcha e do governo do Rio Grande do Sul, o Planalto anunciou a publicação da Medida Provisória (MP) 1.189/23, que, entre outras medidas, concede subvenção econômica aos residentes dos municípios atingidos por eventos climáticos extremos ocorridos em setembro.

A MP altera as leis 13.999/20, que trata do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e a 14.042/20, para estabelecer nova modalidade do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Crédito Solidário). O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) também está contemplado no texto.

A deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), vice-coordenadora da bancada, cobrou celeridade para ajudar as áreas atingidas e as que estão em risco, como é o caso da capital.

“Em Porto Alegre, o Rio Guaíba já extrapolou o limite e a água está alcançando o muro da Mauá (estrutura de proteção contra enchentes). Provavelmente vai adentrar no centro da cidade se nenhuma ação for feita. As áreas já atingidas precisam ser reconstruídas e isso tem todo um processo. Por outro lado, as casas que ficaram de pé a água levou tudo o que estava dentro. Nossa sugestão é que o repasse de recursos seja feito fundo a fundo, ou seja, do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social para o Fundo Estadual, para que este recurso seja imediatamente aplicado na região do Vale do Taquari para que as famílias possam retornar às suas casas”, salientou a parlamentar.

A parlamentar reforçou novamente a necessidade da antecipação da liberação dos R$ 100 milhões indicados pela bancada gaúcha ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2024. Outro ponto ressaltado pela parlamentar é a destinação de recursos para famílias não inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). “O governo do Estado já vai alcançar as famílias do CadÚnico com o valor de R$ 2.500 para compra de móveis e eletrodomésticos e precisamos alcançar todas elas, por isso a antecipação deste recursos é tão necessária”.

Leia também

Encontro G7 na Puglia: um marco histórico de cooperação internacional

Renata BuenoNo último final de semana, a região da...

Jardim preside debate sobre a importância da energia nuclear no cenário global

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) presidiu nesta quarta-feira...

Cidadania: Campo Mourão vence pela segunda vez Prêmio Band Cidades Excelentes

Prefeitura do Cidadania venceu pela primeira vez em 2022A...

Prefeituras do Cidadania no Rio de Janeiro vencem Prêmio Band Cidades Excelentes

Os municípios de Iguaba Grande e Macaé, governados pelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!