Marcus André Melo: A assombração de Janio e junho de 2013

A Nova República nasceu sob o signo do combate à impunidade

Janio de Freitas argumentou, nesta Folha, em 2016, que a impunidade com relação a malfeitos era responsável pela perpetuação da corrupção no país. Como uma maldição, a falta de punição à corrupção fazia com que ela reaparecesse inclusive com os mesmos personagens. Em 1987, Janio denunciara o conluio de empreiteiras na licitação Norte-Sul, fazendo publicar na Folha em linguagem cifrada o resultado do certame. Fizera o mesmo em relação a obras do metrô, entre outras no Rio de Janeiro: denúncias que entraram para a história como casos exemplares de jornalismo investigativo.

O comentário de Janio mirava a nomeação do ex-governador Moreira Franco para a Secretaria Especial para a Privatização, pelo presidente Michel Temer, em meio a denúncias de que negociara com a principal empreiteira da Norte-Sul a concessão de um aeroporto, quando ocupava o Ministério da Aviação de Dilma Rousseff. Janio também criticou o procurador do affair carioca e o então PGR, Sepúlveda Pertence, pela inação nos casos em que atuaram. O primeiro “enfurnou-o”; o segundo: “Despachou-o em silêncio para o arquivo morto. Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal”.

A Nova República nasceu sob o signo do combate à impunidade. Clamava por mudança. Ulysses Guimarães denunciou-os: “Na ditadura pululam e ficam impunes os enxundiosos Faruks da corrupção” que estariam em toda parte: Capemi, Coroa-Brastel, Água Espraiada. O foco na corrupção e abuso de poder levou Brizola a batizar o PT de “udenistas de macacão”. A Constituinte fortaleceu as instituições de controle. A esperança era que seus titulares fossem proativos, e não “engavetadores” de processos. E que magistrados também punissem quem não fosse “preto, pobre e puta”!

Junho de 2013 foi um alerta de que as promessas da transição democrática não haviam sido cumpridas.

A punição exemplar de malfeitos no mensalão teve também efeitos tocquevilianos: em vez de aplacar, instigou a revolta. As manifestações refletiram uma combinação de malaise profunda com o sistema político por parte de cidadãos comuns e por parte da oposição, à esquerda e à direita. A afirmação de Millôr de que “acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder” encontra forte respaldo na literatura empírica.

A bandeira da luta contra a corrupção é empunhada contra quem tem a caneta para contratar, nomear e pagar.

Mas a maldição de Janio volta agora como uma assombração. Inclusive com os mesmos personagens. Mas é qualitativamente diferente: não se trata apenas de voltar ao status quo de impunidade pela anulação de condenações. Aqueles que ousaram mudar o estado de coisas estão sendo punidos. (Folha de S. Paulo – 19/06/2023)

Marcus André Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!