Luiz Sérgio Henriques: Novas lições chilenas – e uma recordação

A esquerda latino-americana ainda deve passar por uma virada reformista tão audaciosa quanto a de Allende e sua via pacífica

Que lições tirar dos acontecimentos no Chile, cujo eleitorado conferiu a condução do processo constituinte ao setor mais à direita do espectro político, setor para o qual, curiosamente, há poucos reparos a fazer à Constituição herdada de Pinochet? Intrinsecamente paradoxal, a decisão dos eleitores tem o poder de alertar para fatos novos e outros mais distantes, bem como para um personagem exemplar que as coisas chilenas sempre acabam por trazer à tona.

Fica arquivada, por ora, a ideia do presidente Gabriel Boric pela qual o Chile, berço do neoliberalismo latino-americano, também haveria de ser o seu túmulo. Não bastou para tanto o espírito de rebeldia, variado e confuso, que tomou forma com o estallido de 2019. A rebeldia de massas teve até uma sequência promissora ao se tornar o motor de uma primeira convenção constituinte e, também, da eleição do próprio Boric. Contudo, o projeto constitucional saído de tal convenção, com a pretensão de assaltar os céus e “refundar” o país, não passou pelo crivo dos cidadãos, com o rechazo de setembro do ano passado. E hoje parece fruto de imaginação enquadrar a vitória de Boric em 2021 como o acontecimento inicial, e irreversível, de uma segunda “onda vermelha” na América Latina.

Por mais exageradas que tenham sido as expectativas em torno do presidente – eleito sem maioria congressual, num contexto em que só caudilhos ousam denunciar, com propósitos subversivos, o Parlamento “resistente às reformas” –, o fato é que Boric trouxe novidades significativas. Mas, antes, nosso personagem exemplar.

Há pouco mais de cinco décadas uma figura da política chilena apontou, ou começou a apontar, um rumo diferente para a esquerda latino-americana. Salvador Allende ainda se movia segundo as coordenadas ditadas pela “transição ao socialismo”. Ao fim e ao cabo, pois, propunha uma ruptura, a passagem para um novo modelo de sociedade. Mas Allende, para toda uma geração frustrada com desvios e desmandos das sociedades pós-revolucionárias, tornou-se um emblema positivo por falar em via pacífica, em mudança social apoiada no voto livre, e não na força ilusória das armas. Uma perspectiva brutalmente interrompida há 50 anos, exatamente, por Augusto Pinochet, no ato de nascimento daquele neoliberalismo puro e duro que, mesmo nos ciclos produtivos dos governos de Concertación, ainda iria condicionar a reconstrução de um Estado social mais abrangente.

Difícil dizer até que ponto o espírito de Allende esteve presente no relativamente rápido amadurecimento de Boric – algo que não ocorreu na mesma medida entre seus apoiadores de uma esquerda ruidosa, fragmentada e “pós-moderna”. O presidente teve nos ombros a tarefa de superar fraturas geracionais, incorporar a experiência de socialistas e outros aliados moderados, bem como, afinal, tentar levar representantes de uma miríade de formações esquerdistas, treinadas em movimentos de protesto, a se comportarem como quadros de governo. É de supor que, realizada só parcialmente ou não realizada de todo, a tarefa agora se complique com a necessidade de achar pontos comuns com a direita tradicional e romper ou dificultar o bloco entre esta direita e a extrema-direita no conselho constituinte.

Além disso, pelo resto do mandato, o presidente Boric terá de pôr à prova a capacidade de redimensionar o próprio programa original, capitaneando uma retirada ordenada. Esta, a face interna do dilema. Há também uma face externa, agora menos evidente em razão da premência das questões imediatas de governo. Acostumamo-nos nos últimos tempos a ouvir de Boric um sinal dissonante na esquerda latino-americana em relação aos direitos humanos. Este sinal, de imenso simbolismo, singulariza o mandatário chileno entre seus pares, muitas vezes dispostos a empunhar a bandeira dos direitos em alguns casos e a abandoná-la em outros. Ou a manifestar mal dissimulada simpatia por governantes, como Putin, em guerra aberta contra as sociedades “ocidentais”.

Boric inseriu sua identidade socialista num quadro de respeito aos valores liberal-democráticos. Não contradiz essa posição o fato de também ter de enfrentar com firmeza a questão dos imigrados produzidos em série pelo despotismo político e pela ruína econômica do regime de Chávez/Maduro. Refugiados são percebidos – equivocadamente – como fator de insegurança pública e aumento de criminalidade. E a percepção de insegurança prepara o terreno para a afirmação do receituário repressivo da extrema-direita, em desafio aos direitos humanos mais básicos.

Em termos genéricos e sem descer às necessárias particularizações, é possível afirmar que a esquerda latino-americana ainda deve passar por uma virada reformista tão audaciosa quanto a de Allende e sua via pacífica. Viciados em homens fortes, que se postam como “comandantes eternos” ou, no mínimo, líderes que se veem como indispensáveis, chegamos a vislumbrar em Boric um ensaio de liderança regional capaz de se afirmar diversamente. Que a dura derrota não nos prive dessa esperança e de outras no mesmo sentido. (O Estado de S. Paulo – 21/05/2023)

Luiz Sérgio Henriques, tradutor e ensaísta, é um dos organizadores das ‘obras’ de Gramsci no Brasil

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!