Bancada Feminina da Câmara elege coordenação da Secretaria da Mulher para gestão 2023-2024

Deputada Any Ortiz, do Cidadania do Rio Grande do Sul será 2ª Procuradora Adjunta (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Deputadas Federais se reuniram nesta quarta-feira (10/5) para eleger a nova Coordenadoria Geral dos Direitos da Mulher, da Procuradoria da Mulher e do Observatório Nacional da Mulher na Política.

Foram realizadas nesta quarta-feira (10/5) as eleições para a nova coordenação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria Geral dos Direitos da Mulher (que representa a Bancada Feminina), Procuradoria da Mulher e Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Conforme o regimento interno da Casa, a eleição para o Colegiado ocorre sempre na primeira e na terceira sessão legislativa, para mandatos bienais, com a participação de todas as deputadas.

Para a Coordenação-Geral da Bancada Feminina foi eleita a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Junto com ela, foram eleitas as deputadas Iza Arruda (MDB-PE), como 1ª Coordenadora-Adjunta; Laura Carneiro (PSD-RJ) como 2ª Coordenadora-Adjunta; e Samia Bonfim (PSOL-SP) 3ª Coordenadora-Adjunta.

Como Procuradora da Mulher, foi eleita a deputada Soraya Santos (PL-RJ). A Procuradoria contará ainda com as deputadas Maria Rosas (Republicanos-SP), como 1ª Procuradoria-Adjunta; Any Ortiz (Cidadania-RS) 2ª Procuradora Adjunta; e Delegada Ione (Avante,-MG), 3ª Procuradora Adjunta.

Para o Observatório, foi eleita a deputada Yandra Moura (União-SE)
como coordenadora geral, e as deputadas Daiana Santos (PCdoB-RS), Amanda Gentil (PP-MA) e Tabata Amaral (PSB-SP) como adjuntas. Cada adjunta fica responsável por coordenar um dos três eixos de pesquisa do órgão: Eixo 1 – Violência Política contra a Mulher; Eixo 2 – Atuação Parlamentar e Representatividade Feminina; e Eixo 3 – Atuação Partidária e Processos Eleitorais.

Atribuições– A nova coordenação da Secretaria da Mulher terá mandato de um biênio (2023-2024), com foco de atuação na defesa dos direitos da mulher, no combate à violência contra meninas e mulheres e na maior participação feminina na política. Responsável por representar as deputadas, com voz e voto no Colégio de Líderes e tempo de fala em Plenário equivalente ao de lideranças partidárias, a Coordenação da Bancada Feminina indica projetos prioritários das parlamentares no Colegiado e articula votações de interesse das deputadas em Plenário, nas Comissões e junto à Procuradoria da Mulher no Senado.

Com a missão de promover os direitos da mulher, as Procuradoras desenvolvem ações para combater à violência e incentivam maior participação das mulheres na política.

Já o Observatório Nacional da Mulher na Política tem como finalidade investigar, produzir e agregar conhecimento sobre a atuação política de mulheres nas instituições democráticas no Brasil e sobre o processo de construção e fortalecimento do seu protagonismo político, atuando nos três eixos de pesquisa.

Após a eleição, deve ocorrer reunião entre todas as eleitas para definir metas e plano de trabalho para a gestão, em data a ser definida.

Ascom – Secretaria da Mulher

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!