Míriam Leitão: Plataformas contra o PL das Fake News

O projeto ficou sob intenso ataque no final de semana, inclusive das plataformas digitais, e pode nem entrar em votação nesta terça-feira

O PL 2630 passou o fim de semana e o feriado sob ataque. Mas o pior deles foi o feito pelas plataformas, especialmente o Google. Fizeram anúncios contra, e até aí tudo bem, é do jogo democrático, mas bloquearam e reduziram o alcance dos perfis e dos posts que são a favor do projeto que regula a comunicação digital no Brasil, o chamado PL das Fake News.

– Isso é censura. É a plataforma decidindo o que vale e o que não vale no debate público na definição de uma política pública, no país que nem é o país-sede das plataformas. É abuso de poder – afirmou Nina Santos, especialista em comunicação digital, e representante da Sala de Articulação contra a Desinformação.

Doutora pela Universidade de Paris, Nina Santos faz pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e tem acompanhado em detalhes a tramitação do projeto da regulação das plataformas digitais. O alerta que ela faz contra a atitude de interferir no debate é gravíssimo. Publicar anúncio defendendo a posição das plataformas é normal, mas usar o fato de que controlam as ferramentas para calar as vozes das quais discordam é inaceitável.

– Eles estão bloqueando anúncios a favor do PL 2630. Bloquearam, no domingo, o anúncio do Sleeping Giants no Youtube. Tem um perfil chamado “Regular para proteger”, uma campanha da Avaaz, que foi bloqueado no Twitter. É enfim, uma série de bloqueios, além da diminuição do alcance das postagens a favor da regulação. O alcance está caindo brutalmente — alertou Nina Santos.

Do ponto de vista político, o Republicanos se posicionou contra, apesar de ter votado majoritariamente a favor da urgência do projeto. A bancada evangélica não ficou satisfeita com a mudança para afastar temores levantados de que o texto impediria a liberdade religiosa. A proteção foi tal que tem gente que argumenta que equivaleria a uma imunidade. A pior questão do projeto é o que dá imunidade aos parlamentares em geral, apesar de muitos deles serem grandes disseminadores de fake news, mas esse ponto é considerado inegociável. O debate ficou intenso no fim de semana prolongado, a tal ponto que não se sabe se o PL será mesmo colocado em votação nesta terça-feira.

Nina Santos avalia que o PL, como foi protocolado pelo relator Orlando Silva, tem avanços significativos.

– Há exigência de transparência das plataformas e de prestação de contas. Criam-se parâmetros mínimos em termos de quais são os elementos que precisam deixar públicos ou acessíveis em relação ao funcionamento interno. Um outro avanço é em relação à publicidade e a questão da responsabilização. No texto está claro que as plataformas se tornam co-responsáveis por todo o conteúdo publicitário, tudo que envolva transação monetária nas plataformas. Isso é um avanço importante porque até agora elas estavam cobertas pelo artigo 19 do Marco Civil da Internet, que tira a responsabilidade das plataformas.

O outro avanço, apontado por Nina Santos, é o do que ela chama de “dever do cuidado”. O texto traz balizas claras sobre temas sensíveis e prioritários como conteúdos que atinjam crianças e adolescentes, que estimulem a violência, conteúdos contra o Estado Democrático de Direito.

— Se essas previsões legais já estivessem em vigor talvez não tivéssemos o 8 de janeiro, nem ataques às escolas — diz a especialista.

Um dos problemas do texto é não prever órgão regulador independente, mas felizmente ontem estava sendo afastada nas negociações a ideia que surgiu na sexta-feira de ser a Anatel. A agência de telecomunicações poderia ter conflitos de interesse. Por enquanto, as dúvidas serão decididas ou pela Justiça ou pelo Comitê Gestor da Internet, mas em algum momento o governo precisará enfrentar isso.

Um debate intenso no fim de semana foi sobre a remuneração do jornalismo. Alguns veículos menores passaram a dizer que o texto poderia privilegiar as grandes empresas. A ANJ soltou nota negando isso e dizendo que será para todo o espectro do jornalismo. A Fenaj não ficou contra o texto, mas disse que é preciso assegurar o alcance geral do jornalismo. Esse ponto pode até ser mudado para ficar mais claro.

Pela intensidade do debate desses últimos dias, pela reação antidemocrática das plataformas, pelos riscos a que estamos todos expostos, é importante que o Brasil vote a regulação das plataformas digitais, o chamado PL das Fake News. (O Globo – 02/05/2023)

Leia também

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Confronto entre Irã e Israel escala a guerra de Gaza

NAS ENTRELINHASMuitos são os sinais de que um conflito...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!