Nota de repúdio do Cidadania à invasão da Assembleia Legislativa

Entre estarrecido e indignado, o partido Cidadania em Goiás vêm a público manifestar o seu mais firme repúdio aos atos de barbarismo promovidos ontem por militantes radicalizados ligados ao agronegócio ao invadirem o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, ontem, 22/11/2022, sob o pretexto de manifestarem seu inconformismo com matéria em trâmite que julgaram prejudicial a seus interesses.

Faz parte do jogo da democracia haver pressões e contra-pressões em momentos de votações nos parlamentos. Até aí, nada a reparar. Porém, quando se apela para a violência, com a irrupção brutal no plenário; e para ameaças, aos gritos de “Uh, vai morrer!”, a situação muda de figura e passa a configurar um ataque aberto a uma das principais instituições da democracia pela qual tanto lutamos e pela qual tantas e tantos deram seu sangue e suas vidas para conquistar.

Independentemente do tema em debate, invadir o plenário onde se reúnem os representantes eleitos pelo povo na tentativa de coagir os seus votos e posicionamentos não se justifica e constitui grave atentado à democracia e não deve ser tolerado nem considerado como um ato banal de oposição.

A mesma democracia que defende direitos deve saber se defender, não titubear e punir severamente aqueles que pela força pretenderem manipular desfechos no Poder Legislativo.

Este firme posicionamento do partido Cidadania se deve a não considerarmos coincidência que o mesmo segmento que vem fomentando e financiando a desordem e a arruaça bloqueando rodovias venha agora promover violência contra o parlamento goiano. Ambas movimentações fazem parte de uma visão antidemocrática da política e da vida em sociedade que prega a intolerância, o medo e o retorno a um infâme regime ditatorial que deveria permanecer apenas nos livros de história.

O Cidadania, zeloso pela nossa democracia, chama a atenção de todas as forças e personalidades democráticas para se posicionarem contra tais atentados e assim impedirmos o avanço do extremismo na política em Goias.

Goiânia, 23 de novembro de 2022.

Gilvane Felipe
Presidente do Cidadania em Goiás

Leia também

Davi Zaia debate com Alckmin questões políticas e econômicas do país

O presidente da Federação dos Bancários de São Paulo...

Eles continuam aqui

Cristovam Buarque* Publicado no Correio Braziliense. Militares ainda têm sintonia com...

Araxá é a 20ª melhor cidade do Brasil para investimentos em educação

Araxá, administrada pelo prefeito Robson Magela (Cidadania), conquistou a...

Carmen já realiza obras para recuperar malha viária de Lages

A trafegabilidade de veículos sobre a malha viária urbana...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!